Uso de tecnologia por bebês: existe perigo?

A influência da tecnologia nas crianças e adolescentes é um tema cada vez mais discutido entre profissionais da saúde, familiares, organizações e em políticas  públicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), a contínua exposição de telas e recursos tecnológicos pode proporcionar efeitos negativos para a saúde, como o sono, a atenção, aprendizado, sistema hormonal, regulação do humor, entre outros riscos. 

A partir desta preocupação, o Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), irá promover o Ciclo de Palestras “O uso de tecnologias por bebês faz mal?”, que pretende apresentar, para a população em geral, conhecimento e literatura científica sobre o uso de tecnologias por bebês (de zero a três anos), e o impacto para o desenvolvimento infantil e para as relações iniciais. 

A doutoranda em psicologia pela NUFABE/UFRGS, Maíra Lopes Almeida, destaca a área de estudo e sobre a importância de desmistificar informações, pesquisas científicas e boatos. “Sabemos que esse é um assunto que está muito presente em nosso cotidiano, não é raro, por exemplo, ver um bebê usando um celular. Mas como isso pode beneficiar ou prejudicar?’, enfatiza a psicóloga. A iniciativa, portanto, visa possibilitar o acesso à informações acerca de como esses dispositivos impactam de fato no desenvolvimento do bebê. 

Serão oferecidas quatro palestras, todas ministradas às quartas-feira, das 18h30 às 20h30, a partir do dia 9 de outubro. É possível participar de mais de uma palestra. Além disso, serão oferecidos materiais extras sobre o assunto e aos  que obtiverem 75% de presença receberão certificado.

  • Palestra 1: Como fazer um bom uso das tecnologias (09/10/19)
  • Palestra 2: Relação mãe-bebê e o uso de telas (16/10/19)
  • Palestra 3: A influência das telas no sono (23/10/19)
  • Palestra 4: A influência das telas na aprendizagem (30/10/19)

Datas e horário: Quartas-feiras de outubro das 18:30 às 20:30
Local: Instituto de Psicologia da UFRGS – Rua Ramiro Barcelos 2600, sala 405
Valor: Gratuito

Para se inscrever basta clicar aqui, Em caso de dúvidas, envie um e-mail para [email protected]

Isadora Osório Silveira
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações