Uso de tecnologia por bebês: existe perigo?

A influência da tecnologia nas crianças e adolescentes é um tema cada vez mais discutido entre profissionais da saúde, familiares, organizações e em políticas  públicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), a contínua exposição de telas e recursos tecnológicos pode proporcionar efeitos negativos para a saúde, como o sono, a atenção, aprendizado, sistema hormonal, regulação do humor, entre outros riscos. 

A partir desta preocupação, o Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), irá promover o Ciclo de Palestras “O uso de tecnologias por bebês faz mal?”, que pretende apresentar, para a população em geral, conhecimento e literatura científica sobre o uso de tecnologias por bebês (de zero a três anos), e o impacto para o desenvolvimento infantil e para as relações iniciais. 

A doutoranda em psicologia pela NUFABE/UFRGS, Maíra Lopes Almeida, destaca a área de estudo e sobre a importância de desmistificar informações, pesquisas científicas e boatos. “Sabemos que esse é um assunto que está muito presente em nosso cotidiano, não é raro, por exemplo, ver um bebê usando um celular. Mas como isso pode beneficiar ou prejudicar?’, enfatiza a psicóloga. A iniciativa, portanto, visa possibilitar o acesso à informações acerca de como esses dispositivos impactam de fato no desenvolvimento do bebê. 

Serão oferecidas quatro palestras, todas ministradas às quartas-feira, das 18h30 às 20h30, a partir do dia 9 de outubro. É possível participar de mais de uma palestra. Além disso, serão oferecidos materiais extras sobre o assunto e aos  que obtiverem 75% de presença receberão certificado.

  • Palestra 1: Como fazer um bom uso das tecnologias (09/10/19)
  • Palestra 2: Relação mãe-bebê e o uso de telas (16/10/19)
  • Palestra 3: A influência das telas no sono (23/10/19)
  • Palestra 4: A influência das telas na aprendizagem (30/10/19)

Datas e horário: Quartas-feiras de outubro das 18:30 às 20:30
Local: Instituto de Psicologia da UFRGS – Rua Ramiro Barcelos 2600, sala 405
Valor: Gratuito

Para se inscrever basta clicar aqui, Em caso de dúvidas, envie um e-mail para palestrasbebestecnologias@gmail.com

Isadora Osório
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta pelas boas energias da vida e seus aprendizados. Em constante busca por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar

Faça um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Redes Sociais

2,679FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir

Atualizações

“Bala de prata” contra covid-19 pode nunca existir, diz OMS

Comitê de Emergência da OMS prevê que pandemia de covid-19 dure muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para sua contenção.

Aplicativo Coronavírus-SUS ajudará a rastrear contatos de infectados com covid-19

O sistema conserva a privacidade, tanto do paciente infectado como da pessoa que recebe a notificação da possível exposição com o caso confirmado para a covid-19.

OMS alerta jovens sobre covid-19 “não são invencíveis”

Apesar dos jovens não serem a maioria dos mortos pela Covid-19, não se sabe quais serão os efeitos a longo prazo da infecção.

O que os números dizem sobre o novo coronavírus e a Covid-19 no Brasil

A contagem de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu o total de 2,5 milhão.

Sua autoestima não depende só do que você vê no espelho

A busca por uma melhor autoestima tem sido, cada vez mais, um dos motivos para iniciar um...