Aplicativo permite que cidadãos acompanhem obras da Saúde

Está disponível para o cidadão mais um serviço de tecnologia para fiscalização de obras financiadas pelo Ministério da Saúde, em todo o país. O Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB Cidadão), já disponível na web, agora é apresentado em versão de aplicativo, facilitando o acesso através de Smartphone.

Ao utilizar a ferramenta, o cidadão poderá denunciar em caso de identificação de irregularidades, além de ser possível localizar obras como academias da saúde, UPA’s, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outros; no município de acordo com a sua localização;

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Laboratório Bridge. Um dos principais objetivos é possibilitar maior engajamento da população atuando de forma mais participativa e crítica na aplicação dos recursos públicos. O aplicativo Sismob Cidadão pode ser encontrado nos sistemas IOS e Android.

As informações contidas no sistema são preenchidas pelos municípios e estados, como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com os recursos federais para a saúde. Trata-se de uma ferramenta de transparência e controle social, onde o cidadão pode acompanhar se a obra está no andamento adequado e se o investimento dos recursos públicos irá trazer os benefícios planejados para a sociedade. Já as denúncias serão encaminhadas para o Ministério da Saúde.

Isadora Osório
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta pelas boas energias da vida e seus aprendizados. Em constante busca por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar

Faça um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Redes Sociais

2,679FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir

Atualizações

“Bala de prata” contra covid-19 pode nunca existir, diz OMS

Comitê de Emergência da OMS prevê que pandemia de covid-19 dure muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para sua contenção.

Aplicativo Coronavírus-SUS ajudará a rastrear contatos de infectados com covid-19

O sistema conserva a privacidade, tanto do paciente infectado como da pessoa que recebe a notificação da possível exposição com o caso confirmado para a covid-19.

OMS alerta jovens sobre covid-19 “não são invencíveis”

Apesar dos jovens não serem a maioria dos mortos pela Covid-19, não se sabe quais serão os efeitos a longo prazo da infecção.

O que os números dizem sobre o novo coronavírus e a Covid-19 no Brasil

A contagem de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu o total de 2,5 milhão.

Sua autoestima não depende só do que você vê no espelho

A busca por uma melhor autoestima tem sido, cada vez mais, um dos motivos para iniciar um...