Aplicativo permite que cidadãos acompanhem obras da Saúde

0
355

Está disponível para o cidadão mais um serviço de tecnologia para fiscalização de obras financiadas pelo Ministério da Saúde, em todo o país. O Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB Cidadão), já disponível na web, agora é apresentado em versão de aplicativo, facilitando o acesso através de Smartphone.

Ao utilizar a ferramenta, o cidadão poderá denunciar em caso de identificação de irregularidades, além de ser possível localizar obras como academias da saúde, UPA’s, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outros; no município de acordo com a sua localização;

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio de convênio firmado com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Laboratório Bridge. Um dos principais objetivos é possibilitar maior engajamento da população atuando de forma mais participativa e crítica na aplicação dos recursos públicos. O aplicativo Sismob Cidadão pode ser encontrado nos sistemas IOS e Android.

As informações contidas no sistema são preenchidas pelos municípios e estados, como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com os recursos federais para a saúde. Trata-se de uma ferramenta de transparência e controle social, onde o cidadão pode acompanhar se a obra está no andamento adequado e se o investimento dos recursos públicos irá trazer os benefícios planejados para a sociedade. Já as denúncias serão encaminhadas para o Ministério da Saúde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here