Número de casos de sarampo cresce 13% no Brasil

Casos do vírus do sarampo continuam avançando no Brasil. O mais recente balanço epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número de ocorrências em todo o país já ultrapassa 4,5 mil.

Foram 600 novos casos confirmados nos últimos três meses, o que representa um aumento de 13%. Pelo menos dois novos estados foram incluídos na relação de territórios com circulação ativa da doença: Ceará e Paraíba, no nordeste, que contam com 5 pacientes cada.

O ministro interino da saúde, João Gabbardo dos Reis anunciou, em coletiva de imprensa, que o Brasil perdeu o certificado que comprovava a eliminação da doença ainda no ano passado, por conta da entrada do vírus junto da migração venezuelana na Região Norte. Desde então, uma nova subtipagem foi descoberta no sudeste.

Os bebês com idade inferior a um ano tem as piores taxas de incidência. A cada 100 crianças nessa faixa etária, 64 foram expostas ao sarampo. O índice é dez vezes maior do que no restante da população.

O número de ocorrências confirmadas no Rio Grande do Sul segue estável, e permaneceu o mesmo desde o balanço anterior do Governo Federal: sete casos. Ao todo, quatro pessoas morreram por conta das complicações provocadas pela doença no Brasil durante o ano de 2019.

Isadora Osório Silveira
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,128FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir

Atualizações

Somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico

Pesquisa foi feita com 267 estudantes de escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros de ambos os sexos, sendo 170 meninos e 87 meninas.

Doutor, você errou: breves dilemas e diretrizes sobre a caracterização do erro médico.

O erro aflige não somente o paciente que sofreu a intervenção médica ou o tratamento incorreto, mas também o médico envolvido, que terá de arcar com sérias consequências jurídico-disciplinares em função do equívoco.

Hepatites virais somam 40 mil casos no Brasil

No ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 37.773 casos da doença, que pode ser causada por cinco tipos de vírus: A, B, C e D.

Estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da Coronavac contra covid-19

Instituto Butantan conduz no Brasil os testes clínicos da vacina contra o coronavírus na fase 3, realizados em quase 6 mil voluntários.

Johnson inicia teste final da vacina para Covid-19 em 60 mil pessoas

A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (23) o início do ensaio final da potencial vacina a Covid-19, de injeção única, com...