Número de casos de sarampo cresce 13% no Brasil

Casos do vírus do sarampo continuam avançando no Brasil. O mais recente balanço epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número de ocorrências em todo o país já ultrapassa 4,5 mil.

Foram 600 novos casos confirmados nos últimos três meses, o que representa um aumento de 13%. Pelo menos dois novos estados foram incluídos na relação de territórios com circulação ativa da doença: Ceará e Paraíba, no nordeste, que contam com 5 pacientes cada.

O ministro interino da saúde, João Gabbardo dos Reis anunciou, em coletiva de imprensa, que o Brasil perdeu o certificado que comprovava a eliminação da doença ainda no ano passado, por conta da entrada do vírus junto da migração venezuelana na Região Norte. Desde então, uma nova subtipagem foi descoberta no sudeste.

Os bebês com idade inferior a um ano tem as piores taxas de incidência. A cada 100 crianças nessa faixa etária, 64 foram expostas ao sarampo. O índice é dez vezes maior do que no restante da população.

O número de ocorrências confirmadas no Rio Grande do Sul segue estável, e permaneceu o mesmo desde o balanço anterior do Governo Federal: sete casos. Ao todo, quatro pessoas morreram por conta das complicações provocadas pela doença no Brasil durante o ano de 2019.

Isadora Osório Silveira
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,529FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações