Facebook lança ferramenta de saúde que lembra usuário de obter cuidados preventivos

0
292

O Facebook anunciou uma nova ferramenta que pretende proporcionar a seus usuários uma relação de promoção a saúde e cuidados preventivos constantes. Chamada de Preventive Health, o recurso visa levar seus usuários a fazer exames regulares e conectá-los aos prestadores de serviços, se concentrando especificamente na saúde cardiovascular, no rastreamento do câncer e em recomendações para a gripe, como quando fazer um teste de colesterol ou onde tomar uma vacina.

O anúncio foi realizado por meio do Newsroom – blog dedicado a notícias da empresa. O responsável por esse serviço é o Dr. Freddy Abnousi, chefe da pesquisa em saúde do próprio Facebook.

“Muitas das principais ameaças à saúde atuais não são aquelas que a ciência ou a medicina podem resolver sozinhas. Mudar tendências de comunicação e acesso desigual aos cuidados significa que precisamos de novas soluções e parcerias para superar esses desafios globais.” – Freddy Abnousi.

A ferramenta, por enquanto, está somente disponível para os Estados Unidos e através do aplicativo móvel.

O lançamento marca o segundo empreendimento do Facebook em ferrramentas relacionadas à saúde. A promoção de pulsões locais foi lançado nos Estados Unidos em junho, depois de estrear na Índia em 2017. No geral, os dois lançamentos marcam uma entrada inicial da empresa na área da saúde, mais simples do que outras organizações da tecnologia fizeram. A Amazon entrou em farmácias on-line e registros eletrônicos de saúde, a Apple está monitorando batimentos cardíacos e o Google pode estar tentando comprar o Fitbit. Por outro lado, a entrada mais recente do Facebook é basicamente páginas de referência aprimoradas de sites oficiais, combinadas com um lembrete de calendário, e adaptadas a dados demográficos amplos em vez de indivíduos.

Como funciona o Preventive Health?

Nos EUA, os usuários podem procurar Saúde Preventiva no aplicativo móvel do Facebook e descobrir quais exames, como testes de colesterol ou mamografia, são recomendados pelas organizações parceiras, com base na idade e sexo. 

Os lembretes para vacinas contra a gripe aparecerão na época apropriada do ano. 

O Facebook também vai promover a ferramenta nos Feeds de notícias dos usuários, permitindo que as pessoas compartilhem com a família e os amigos.

A ferramenta permite que as pessoas marquem quando os testes são concluídos, defina lembretes para agendar testes futuros e informe aos entes queridos sobre a ferramenta para aumentar a conscientização sobre os cuidados preventivos. As pessoas também podem aprender mais sobre cada exame e encontrar lugares acessíveis para receber cuidados.

PH 3 Screening Detail 1
Divulgação/Facebook

Os usuários também podem usar a Saúde Preventiva para encontrar locais convenientes que ofereçam vacinas contra a gripe, como supermercados, farmácias e clínicas de atendimento urgente.

O Facebook fez parceria com a American Cancer Society, American College of Cardiology, American Heart Association e US Centers for Disease Control and Prevention, a fim de construir a ferramenta com os recursos e informações mais atualizados e precisos.

Polêmicas com privacidade

Após inúmeros escândalos em torno da privacidade do usuário, o Facebook tomou medidas cautelosas para proteger informações e dados particulares. No anúncio, a empresa explica que a ferramenta Preventive Health permite definir lembretes para exames futuros e marcá-los como concluídos, mas não fornece para o Facebook, nem às organizações de saúde parceiras, acesso aos resultados reais dos testes. 

As informações pessoais das atividades na ferramenta não são compartilhadas com terceiros, como organizações de saúde ou companhias de seguros, portanto, não podem ser usadas para fins como elegibilidade ao seguro. 

Além disso, o Facebook comunicou que não usará as informações fornecidas pelos usuários para a segmentação de anúncios. A atividade do usuário ao usar a ferramenta também não será compartilhada com empresas de seguro de saúde ou outros terceiros, informou a rede social. 

Assista o vídeo de divulgação da ferramenta Preventive Health:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here