5 dicas para aproveitar um Natal mais saudável

E chegou uma das épocas mais gostosas e esperadas: as festas de fim de ano! Famílias reunidas, muita confraternização, nostalgia e é óbvio, comida. A ceia de natal é um momento especial para quem gosta dessas comemorações, além de ser muito saborosa. No entanto, não podemos negar: a propensão ao exagero é muito grande, e por isso pode ser prejudicial para a saúde.

Então não pode aproveitar o Natal? claro que pode, aliás, deve! Mas é preciso ser um pouco mais consciente para que não tenha nenhum desconforto ou tropeço na saúde. É possível sim aproveitar as festas e não sentir culpa ou sair de uma alimentação saudável. Por isso, separamos 5 dicas essenciais para não deixar de lado o cuidado com a saúde nas comemorações do Natal. Vamos lá!

1. Vai beber? hidrate-se ainda mais!

Todos sabem que beber água é fundamental para se manter saudável, e é preciso que seja consumida todos os dias.

A água ajuda na desintoxicação do organismo, inclusive após o consumo de bebidas alcoólicas e excessos na alimentação. Por isso, a primeira dica para aproveitar o feriado de maneira saudável é não esquecer da água! Mesmo que esteja consumindo outro tipo de bebida, é importante intercalar com um copo de água, pelo menos. Assim será menos provável qualquer sintoma de desconforto ou ressaca pós-ceia.

Caso tenha tido excessos na noite de Natal, é preciso redobrar os cuidados com a hidratação.

Uma opção saborosa é usar a criatividade e preparar águas saborizadas com frutas, gengibre, hortelã e opções à gosto. Assim, você consegue se hidratar, refrescar e não optar por bebidas como refrigerante ou sucos industrializados.


2. Faça escolhas conscientes 🙂

Ter uma boa saúde é questão de equilíbrio. Por isso, essa dica é sobre aproveitar a confraternização, a ceia e os brindes de maneira positiva. Não é preciso se privar, lembre-se disso! Mas busque sempre alternativas mais conscientes e, principalmente, escute seu corpo.

Não se privar de comer pratos deliciosos não significa que pode ser deixado de lado o cuidado com o próprio corpo e com a saúde. Faça escolhas inteligentes desde a preparação da ceia, como escolher carnes brancas, saladas, frutas, alimentos que são além de gostosos, muito nutritivos. A noite é especial por si só, a comida é apenas uma maneira de deixar a confraternização ainda melhor.

Estas escolhas também servem para as bebidas, que nesses momentos são mais consumidas. Se for possível, tente consumir sucos naturais ao invés de refrigerantes, sem esquecer da água natural ou preparar diferentes tipos de água saborizada. Não esqueça que é possível aproveitar com equilíbrio e com escolhas conscientes.


3. Abuse das frutas!

Quem não acha lindo uma decoração caprichada e colorida? são nessas horas que as frutas podem ganhar ainda mais destaque. Elas podem tanto enfeitar a mesa, quanto para uma alimentação mais nutritiva na hora da ceia. Prefere salada de frutas? sem problemas! De todas as maneiras, as frutas pode deixar a comida mais equilibrada e saborosa, principalmente com as altas temperaturas do verão.

Por isso, abuse das frutas! As da estação se encaixam perfeitamente e com certeza vai deixar a ceia ainda mais linda e, principalmente, mais gostosa!

Que tal frutas como abacaxi, melancia, côco, morango, laranja, limão, manga, maracujá, melão, tangerina, uva e pêssego? Faça a tentativa e abuse da criatividade para brincar com essas delícias!


4. Prefira a comida de casa, deixe de lado os ultrapocessados

Se as festas de final de ano já têm um clima de família, por que deixar de lado na hora de comer também? é nesta hora que é bom aproveitar a comida de casa. Ou seja, a dica é: sem ultraprocessados!

Essa deveria ser para o ano inteiro, mas vamos por partes, não é mesmo?

Invista em comidas com temperos naturais, frutas e condimentos orgânicos, além das sobremesas saborosas e nutritivas que podem ser preparadas.

Alimentos ultraprocessados são produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. Como por exemplo, refrigerantes, bolachas, pratos congelados, salgadinhos, bolos prontos e mistura para bolos, cereais matinais e sorvetes.

É importante destacar também que os alimentos ultraprocessados são pobres em micronutrientes (vitaminas,sais minerais, água e fibras), o que impacta negativamente o nosso corpo.

Então, tente sempre manter esses alimentos longe da sua alimentação. Busque aproveitar comidas naturais, com produtos naturais. Você vai notar que é muito mais delicioso e saudável!


5. Coma o suficiente, está tudo bem não comer tudo!

Lembrando: equilíbrio é tudo! Está tudo bem não comer tudo o que foi preparado para a ceia de natal, não é preciso passar sufoco, principalmente se sentir mal após exageros na comida. As festas de final de ano são eventos perigosos nesse sentido, pois existe uma tendência maior em comer além do que é necessário.

Cada um sabe do seu limite e de quando está satisfeito. Isso é o mais importante: conhecer o seu corpo, ou melhor, seu estômago!

Não é só porque está na casa da sua família onde a vó quer que você coma tudo, ou na casa de um amigo que gosta de cozinhar, que precisa exagerar na ceia. Está tudo bem dizer não! Ser saudável é acima de tudo entender que não é preciso comer tudo, mas sim saborear aquilo que te faz bem com tranquilidade.

É importante destacar também que a culpa não é amiga da saúde! Aproveite o feriado, as festas e a confraternização, mas não deixe de lado seu corpo, muito menos seu bem-estar!


Comemore muito! Aproveite o clima natalino e de ano novo para repensar sobre a saúde e uma alimentação balanceada. Não é preciso se privar para viver bem, apenas saiba equilibrar, afinal, comer é muito bom!

Boas festas! 🙂

Isadora Osório
Jornalista pela ESPM-Poa. Entusiasta pelas boas energias da vida e seus aprendizados. Em constante busca por desafios, evolução e networking. Atualmente, em especialização na área da saúde e bem-estar

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