Consulta pública sobre saúde bucal do brasileiro termina sexta-feira

0
382

Termina na próxima sexta-feira (17) o prazo para o envio de contribuições à consulta pública sobre a saúde bucal dos brasileiros. O objetivo é avaliar e aprimorar as políticas públicas na área, além de entender como evoluiu a saúde bucal nos últimos 10 anos no país. O documento ficará aberto para contribuições até 17 de janeiro e podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

As sugestões sobre a metodologia são a primeira etapa da nova edição do levantamento epidemiológico em saúde bucal, “SB Brasil 2020”, realizado pelo Ministério da Saúde. O estudo vai examinar aproximadamente 30 mil pessoas com exames bucais nos domicílios e aplicados questionários para avaliar a prevalência e os principais agravos bucais, assim como fatores relacionados à situação socioeconômica, acesso a serviços odontológicos e percepção de saúde. Esse estudo acontece a cada 10 anos e a instituição responsável por executar a edição de 2020 é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) .

O levantamento será feito em todas capitais do país, no Distrito Federal e em cinco municípios do interior das regiões do Brasil. Os pesquisadores pretendem identificar as condições bucais mais prevalentes como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas condições na qualidade de vida, entre outros aspectos. 


Conselho reduz de 21 para 18 anos a idade mínima para mudança de sexo

Hemofilia: quase 13 mil pacientes estão cadastrados no Brasil


Os quatro levantamentos nacionais, realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010, contribuíram para construção da série histórica e da base de dados do perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde, com o estudo deste ano será possível qualificar o programa Brasil Sorridente, permitindo identificar tendências, planejar e avaliar os serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Clique aqui para acessar o formulário eletrônico da consulta publica.


Inteligência artificial é mais precisa na detecção de câncer de mama do que médicos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here