Publicada MP que destina recursos para enfrentamento do coronavírus

Publicada a Medida Provisória (MP), nº 921, que abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Defesa, no Valor de R$ 11.287.803,00. O dinheiro é para ser aplicado no enfrentamento da “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus”.

A MP, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (7), foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10). Agora, ela será examinada por uma comissão mista de deputados e senadores e depois seguirá para votação nos plenários da Câmara e do Senado. Ainda não foi definida a data de instalação da comissão mista.

Mesmo sem casos confirmados da doença, o Brasil optou por reconhecer a emergência para facilitar a adoção de medidas, entre as quais, a busca de brasileiros que estavam em Wuhan, cidade chinesa epicentro do surto de coronavírus.

Brasileiros resgatados

Os 34 brasileiros resgatados na China – são 31 repatriados e três diplomatas – chegaram à Base Aérea de Anápolis, em Goiás, na manhã desse domingo (9). Eles vieram em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) enviados ao país asiático na última quarta-feira (5).

O resgate foi feito na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto mundial do coronavírus. As aeronaves também trouxeram quatro poloneses e um chinês que desembarcaram em Varsóvia, na Polônia, um dos locais de escala para abastecimento.


Recém-nascido é diagnosticado com coronavírus na China

OMS declara coronavírus emergência de saúde pública internacional


Epidemia do novo coronavírus

A China contabilizou 909 mortes pelo novo coronavírus e 40.235 casos confirmados, de acordo com o último balanço do governo Chinês, divulgado no site local CGTN nesta segunda-feira (10). Os dados foram confirmados às 12h pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao menos 3.283 pessoas já se recuperaram do vírus.

Os coronavírus são conhecidos desde meados dos anos 1960 e já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas. Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio, que foi chamada de Mers.

Os sinais e sintomas do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Coronavírus e a indústria de novas tecnologias em saúde

Existe solução para os crescentes custos com saúde?

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações