O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (25), o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O homem de 61 anos esteve no norte da Itália no período de 09 a 21 de fevereiro, à trabalho, e deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, na terça-feira, dia 25, apresentando sinais e sintomas compatíveis com a suspeita da doença.
O paciente está em quarentena domiciliar e 30 pessoas da família estão sob observação. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, o paciente havia participado de uma reunião familiar.
O primeiro teste foi realizado em 2 de fevereiro pelo Hospital Albert Einstein e teve resultado positivo. A partir disso, foi enviada a amostra para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. O exame então confirmou a existência do vírus.
Com o primeiro caso de coronavírus no Brasil, o país passa a ser o primeiro da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.
Em entrevista coletiva, o ministro da saúde garantiu que “a população brasileira terá todas as informações necessárias para que cada um tome suas precauções que são cuidados com a higiene e etiqueta respiratória, como lavar as mãos e o rosto com água e sabão. Este é um hábito importante e higiênico para evitar não só doenças respiratórias como outras doenças de circuito oral”.

Crédito: saude.gov.br
Atualização de casos suspeitos
Desde o início do monitoramento até esta quarta-feira (26), 20 casos suspeitos de infecção pelo coronavírus são monitorados pelo Ministério da Saúde em sete estados do país (PB, PE, ES, MH, RJ, SP e SC). Ao todo, outros 59 casos suspeitos foram descartados após exames laboratoriais apresentarem resultado negativo.
Para manter a população informada a respeito do coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação à situação epidemiológica.
OMS declara coronavírus emergência de saúde pública internacional
Coronavírus e a indústria de novas tecnologias em saúde
Quais são os sintomas do novo coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Prevenção
A Organização Mundial da saúde (OMS) orienta cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus. Como:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.