Brasil tem 433 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19

0
324

O Brasil tem, atualmente, 433 pacientes suspeitos de infecção pelo Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Os dados foram repassados para o Ministério da Saúde pelas Secretarias Estaduais de Saúde, nesta segunda-feira (02). O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Até o momento, já foram descartados 162 casos, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

O rápido aumento do número de suspeitas tem relação com a mudança de metodologia do Ministério da Saúde para considerar um caso suspeito. Agora, a pasta decidiu não fazer reanálise dos casos notificados pelas secretarias. Assim, a avaliação local já é considerada pelo governo federal.

Os critérios para a definição de caso suspeito de infecção pelo Covid-19 enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.


Coronavírus: o que você precisa saber?


Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, metade das notificações dos estados não se encaixa na definição de casos de Covid-19. Atualmente, o Brasil se encontra na fase de contenção da doença.

“Estamos no nível 3, na fase de contenção, onde o nosso objetivo é evitar a dispersão [do vírus]. Obviamente, entendendo que há uma transição que se inicia para uma fase de mitigação, onde vamos trabalhar para evitar casos graves e óbitos”, disse Wanderson de Oliveira.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here