Brasil possui quatro casos confirmados de coronavírus

0
300

O Ministério da Saúde confirmou mais um caso por COVID-19 no país, nesta quinta-feira (05). A paciente é uma adolescente de 13 anos que testou positivo para a doença, porém estava assintomática, ou seja, não apresentava sintomas como febre, tosse e dificuldade respiratória. Agora, o Brasil possui quatro casos confirmados de coronavírus.

A adolescente retornou da Itália, no último domingo, dia 1, e passou por exame do Hospital Beneficência Portuguesa, no dia 3. A amostra coletada foi encaminhada ao Laboratório Fleury, com a contraprova realizada pelo Instituto Adolf Lutz (IAL) na quarta-feira (4). O resultado do exame foi positivo para coronavírus, mas o caso não entrou na lista de confirmados inicialmente, por ser considerado atípico, já que a jovem não apresentou os sintomas, de acordo com os critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, especialistas debateram em conjunto com a Secretaria Estadual de São Paulo e o caso foi confirmado.

Segundo a pasta, houve quatro elementos que levaram a definição do caso como confirmado: resultado positivo do exame de contraprova; local provável de infecção (Itália); possibilidade do uso de medicação para tratar uma lesão que pode ter mascarado os sintomas; e a possibilidade de a paciente apresentar sintomas nos próximos dias.


Casos confirmados de coronavírus

1ª Caso: Um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil no dia 27 de fevereiro. Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 28. Durante o atendimento, relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

3° Caso: Um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

4° Caso: Adolescente de 13 anos que está na cidade de São Paulo e esteve, recentemente, na Itália.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here