OMS declara pandemia mundial de Coronavírus

1
353

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) que há uma pandemia mundial de COVID-19. É a primeira vez que uma pandemia é causada por um coronavírus, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.

A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida. “A OMS tem tratado da disseminação em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação”, afirmou Adhanom em coletiva de imprensa.

De acordo com a agência de saúde da ONU, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas. Nas últimas duas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

Segundo o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde, houve 173.344 casos confirmados e 7.019 mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19) em 152 países e territórios.


COVID-19: tudo sobre o Coronavírus

Por que o coronavírus se espalha fácil entre as pessoas?


O que é uma pandemia?

Conforme a descrição da OMS, uma pandemia mundial se caracteriza quando está se espalhando entre seres humanos em uma série de países. Ela acontece quando há o aparecimento de surtos localizados em diversas regiões do mundo ao mesmo tempo.

Na coletiva de imprensa, o diretor geral Tedros Adhanom, no entanto, alertou que “pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários.“.

1 COMMENT

  1. No começo pensei que se tratava de um gripe mas foi rápido e ele teve de ser internado às pressas com Covid e está intubado. O estado é grave.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here