Porto Alegre tem caso de transmissão local de coronavírus

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e o secretário da Saúde, Pablo Stürmer, confirmaram na manhã desta quarta-feira (18) o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus no Rio Grande do Sul.

A transmissão local acontece quando um paciente contaminado que esteve no Exterior transmite o vírus para outra pessoa, sendo possível identificar a origem da infecção.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior publicou na edição extra do Diário Oficial do Município dessa terça-feira (17) três decretos que reforçam as medidas emergenciais de enfrentamento do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O primeiro deles, de número 20.505, decreta situação de emergência em Porto Alegre. No decreto 20.506, o executivo determina que shoppings centers e galerias comerciais ficarão fechados por 30 dias, a contar de 19 de março. São exceções: farmácias, clínicas de saúde, supermercados, restaurantes e locais de alimentação localizados nesses centros de comércio.

A capital gaúcha tem 16 casos confirmados, 55 suspeitos e 107 descartados. Os pacientes e seus familiares estão sendo orientados por profissionais da saúde quanto às medidas de evitar contágio e tratamento.

Com a transmissão local do coronavírus, as medidas de prevenção deverão ser ainda mais rigorosas. No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde informou que locou leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e busca a ampliação do total, com meta de instalação de 100 novas estruturas de atendimento de urgência. As aulas da rede pública também foram suspensas por 15 dias, contando de 19 de março. A rede privada deve a seguir a decisão.


Idosos são mais vulneráveis ao coronavírus


O governo determinou o teletrabalho para servidores acima de 60 anos, com doença crônica ou com alguma recomendação médica específica, com exceção para trabalhadores da saúde e da segurança pública. O regime remoto foi autorizado para quem puder realizá-lo sem prejuízo das atividades. Eventos do governo com público previsto acima de 100 pessoas foram suspensos. O Detran estadual suspendeu exames e prorrogou prazos.

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações