Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o receio de tocar em superfícies e se aproximar das pessoas fica cada vez maior. O vírus é transportado principalmente por gotículas expelidas pela fala, tosse ou espirro de pessoas doentes. A infecção se dá quando estas gotículas entram em contato com a mucosa dos olhos, nariz e boca.

Além do contato com alguém infectado, a transmissão é possível tocando em uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos.

Um estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o novo coronavírus consegue sobreviver por determinado tempo em algumas superfícies. Os pesquisadores testaram uma variedade de áreas por até 7 dias, usando valores de umidade e temperaturas projetadas para imitar “uma variedade de situações domésticas e hospitalares”

Os resultados mostraram que o novo coronavírus era mais estável em plástico e aço inoxidável, com alguns vírus permanecendo viáveis ​​por até 72 horas.  Nenhum SARS-CoV-2 (nome científico) viável foi detectável em cobre após 4 horas ou em papelão após 24 horas.

Confira o tempo que o vírus se comporta nas demais superfícies:
  • Aço inoxidável: 72 horas
  • Plástico: 72 horas
  • Papelão: 24 horas
  • Cobre: 4 horas
  • Aerossolizada/ Ar: 40 minutos a 2:30 horas

Mesmo assim, a principal forma de contágio continua sendo pelo contato direto com uma pessoa infectada.


Como lavar as superfícies?

A pesquisa também mostrou que os coronavírus podem ser neutralizados ao se desinfectar superfícies com álcool 62-71%, água oxigenada 0,5% ou água sanitária contendo 0,1% de hipoclorito de sódio.

Para limpar, pode ser utilizado um pano úmido com água e sabão ou detergente. Para desinfetar, usar álcool a pelo menos 70% ou com uma solução de água sanitária e água. Utilizar luvas para higienizar.

Caso houver uma pessoa sintomática na casa, procure deixá-la somente em um cômodo, reserve utensílios para que só ela use e limpe e desinfete todos os locais que forem tocados por ela.


Idosos são mais vulneráveis ao coronavírus

Por que o coronavírus se espalha fácil entre as pessoas?


Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. As principais medidas são:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

  1. Queria saber se a pessoa q está infequitado tiver usando máscara pode assim mesmo trasmetir a doença

  2. Lavo tudo na lava-louças, função pré-lavagem e com 2 colheres de sopa de cândida, exceção feita à pão de forma, embalagens que não pedem ser molhadas, mas frutas, legumes, verduras, leite, óleo, azeite, latarias com o ervilha, milho, grão de bico, vão tudo para a lava-louças

  3. Cleidiomar Oliveira: faça uma solução de uma colher de sopa de água sanitária ou cloro para cada litro e meio de água, confirme essa informação no google digitando a mesma pergunta, caso queira 😉 a quantidade de cloro pode variar, mas é pouco que coloca na água viu…confere lá antes.Abraço e se cuide!

  4. Aqui em casa lavamos as mãos a todo momento uso candida pra passar pano no chão álcool em gel direto e até na pia deixo candida pra desinfetar o tempo todo vamos lutar e vencer esse viros e Deus no comando sempre 🙏🙌😇

  5. Estou com minha filha com 12 dias hoje de covid,não pegamos devido os cuidados de higiene e isolamento dela,limpando tudo sempre com solução de cândida em todos lugares que ela toca,da pra vencer isso sim,lavando todas roupas todos os dias,apenas faltam dois dia e ela estará liberada.

  6. Boa idéia essa de colocar compras na máquina de lavar. Facilita muito, mas será que funciona?
    Gostaria de saber para fazer igual..
    Muito cansativo lavar um a um.

  7. Noeli:
    Até o momento, não existem estudos sobre o tempo de sobrevivência desse vírus em diferentes tipos de tecido.

    No entanto, baseando-se em pesquisas com outros patógenos, os especialistas acreditam que os vírus, de maneira geral, podem ter sobrevida de 72 a 96 horas nos panos.

  8. A pergunta que não quer calar… Com as praias lotadas, qual o tempo de sobrevivência do vírus, na areia da praia, qdo uma pessoa infectada pisa descalça ???

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações