Coronavírus, gripe e resfriado: qual a diferença?

Durante a pandemia do novo coronavírus, muito se falou sobre a similaridade dos sintomas da Covid-19 com os da gripe e do resfriado. Mesmo que todas sejam doenças respiratórias e se espalham de pessoa para pessoa, existem diferenças significativas que podem fazer a diferença durante o diagnóstico e tratamento.

A gripe é provocada pelo vírus influenza. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D, que são divididos em subtipos. O vírus influenza A e B, por exemplo, são responsáveis por epidemias sazonais.

O resfriado, embora seja muitas vezes confundido com a gripe, é causado por um vírus diferente: na maioria das vezes um rinovírus. Mas também pode ser causado pelo vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR), que geralmente acometem crianças.

Já o agente por trás da doença Covid-19 faz parte da família dos coronavírus. Seus integrantes podem provocar infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). 


Sintomas

Os sintomas das três doenças respiratórias são comuns, no entanto, alguns sinais em cada enfermidade faz diferença. A febre, por exemplo, é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer comumente em caso de gripe e Covid-19. A falta de ar, às vezes, ocorre em casos de Covid-19, mas mostra-se rara no resfriado e na gripe.

Veja, a seguir, um quadro comparativo a partir de dados do Ministério da Saúde:

SintomasNovo coronavírusGripe Resfriado
FebreComum Comum Raro
CansaçoÀs vezes Comum Às vezes
TosseComum Comum Leve
EspirrosRaroRaro Comum
Dores no corpo e mal-estarÀs vezes Comum Comum
Coriza ou nariz entupidoRaro Às vezes Comum
Dor de garganta Às vezes Às vezes Comum
DiarreiaRaroÀs vezesRaro
Dor de cabeça Às vezes ComumRaro
Falta de ar Às vezes Raro Raro

É importante lembrar que, ao contrário de resfriados ou coronavírus, a vacinação é uma boa maneira de prevenir a gripe. Para os que foram vacinados e mesmo assim contraiu a gripe, os sintomas geralmente são mais leves do que se não a tivesse recebido. A maioria das pessoas com gripe melhora sem tratamento médico. 


LEIA MAIS:
Como lidar com o isolamento social?
COVID-19: tudo sobre o Coronavírus
Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?


Essas enfermidades são transmitidas por gotículas de saliva ou muco de infectados, principalmente através de tosse e espirros — ou ao passar a mão contaminada em olhos, nariz e boca. A diferença é a capacidade de contágio de cada uma.


Como se prevenir?

Assim como os sintomas, a covid-19, a gripe e o resfriado apresentam formas de transmissão semelhantes. Assim, a prevenção também possui semelhanças.

  • Lavar as mãos utilizando água e sabão ou fazer a higienização com álcool em gel;
  • Não tocar nos olhos, nariz e boca sem a devida higienização das mãos;
  • Evitar contato com pessoas que apresentem sintomas, como tosse, coriza e febre;
  • Evitar aglomerações quando há o aumento dos casos dessas doenças;
  • Manter o ambiente arejado;
  • Fazer a higienização de objetos usados com frequência, como telefones;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

  1. Sei lá eu quase morri foi de repente,veio a febre 40 grau,baixou pressão ,mal estar e vômito,tontura,diarreia,tosse perdi o paladar é olfato por uns 20 dias ou mais,dor de cabeça .Não deu nada nos exames.
    Médico disse q foi intoxicação alimentar

  2. Muito boa as informações,eu estou se ofato dês do dia 04/09 e hoje bastante dor no peito e um pouco de cansaço.

  3. Meu texte deu positivo. Eu sinto desânimo cansaço dor de cabeça irritação na garganta e tive muita dor nos rins nos primeiros dias. Só tive 38 de febre uma tarde. Já faz 11 dias. Estou me recuperando

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações