Máscara caseira ajuda a prevenir contra o coronavírus

1
956

Diante da pandemia do novo coronavírus, houve uma escassez mundial de máscaras faciais profissionais e farmacêuticas. Embora estas sejam as mais apropriadas, o Ministério da Saúde está mobilizando a fabricação de uma máscara caseira, que pode ajudar a diminuir a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus.

É claro que a melhor maneira de prevenir, neste momento, ainda é o isolamento social, lavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos.

No entanto, a alternativa caseira, além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.


Como fazer sua máscara caseira?

camisa

Para ser eficiente, a máscara caseira precisa seguir algumas condições, como por exemplo, ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, precisa ser dupla face. Além disso, o uso é individual, não podendo ser dividido com ninguém.

As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante ter elásticos para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca.

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.


LEIA MAIS:
Como lidar com o isolamento social?
Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?
Fornecimento de remédios pelo Estado: afinal, qual é o meu direito?


Como usar?

O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares e amigos. A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca, para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Troque a máscara a cada duas horas ou sempre que apresentar sujeira ou umidade.

Em casa, remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. Lave as máscaras usadas em diluição de água e água sanitária. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here