O porquê você deve incluir o abacaxi na alimentação

O abacaxi é uma fruta muito popular em todo o mundo, que além de deliciosa e versátil para a gastronomia, traz diversos benefícios para a saúde. Também conhecido como Ananá, o abacaxi possui nutrientes que contribuem na prevenção de doenças, melhora a digestão, circulação e apresenta um composto ativo importante chamado bromelina.

A bromelina é uma enzima digestiva natural extraído do abacaxi que tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Além disso, a bromelina apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti-coagulantes e é promissora como um reforço da imunidade.

O abacaxi pode ser consumido in natura, desidratado ou até na forma de conserva, sendo adicionada em diversas preparações como sucos, sobremesas e doces. Quando na forma de conserva ou desidratada, deve-se dar preferir sem adição de açúcar.

Separamos alguns dos principais benefícios do abacaxi, confira:


Melhora o aspecto da pele e o couro cabeludo

Rico em vitamina C, o abacaxi estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres, que são os responsáveis pelos sinais da idade. A fruta também combate a acne e melhora a cicatrização. A bromelina através de sua ação anti-inflamatória previne problemas no couro cabeludo, como descamações e irritações.


Atua como anti-inflamatório

A fruta é rica em vitamina A, B1 e ácido ascórbico, que ajuda no processo anti-inflamatório. Além disso, por causa do ácido ferúlico, o abacaxi é antioxidante e ajuda na diminuição da ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células.


Auxilia na perda de peso

O abacaxi é um alimento diurético. Ou seja, seu consumo ajuda na eliminação de líquidos e toxinas do organismo, consequentemente auxilia na redução de peso. A fruta também contribui com o funcionamento do intestino, por possuir bom teor de fibras, além de aumentar a saciedade e a compulsão alimentar.


Ajuda no alívio das dores depois do exercício físico

Praticar muitos exercícios pode danificar o tecido muscular e causar inflamação. Os músculos afetados podem diminuir força e ficar doloridos por vários dias. Mas, a bromelina acelera na cicatrização, reduzindo a dor e a inflamação ao redor do tecido muscular lesado.


É um amigo do coração

Por ser rico em fibras solúveis, potássio e vitamina C, o abacaxi ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo. Como muitas dessas fibras são solúveis, elas reduzem a concentração de gordura na corrente sanguínea, contribui para baixar os valores de triglicerídeos no sangue e prevenir os riscos de hipertensão e infartos.


É importante destacar que somente a ingestão do abacaxi não é capaz de tratar nenhuma doença ou ter o poder do emagrecimento. A fruta tem um papel importante ao ajudar a prevenir ou complementar os tratamentos, além de promover uma alimentação mais saudável. A recomendação é de que um médico seja consultado no caso do aparecimento de qualquer sintoma.


Foto: Dainis Graveris/Pexels

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,125FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir

Atualizações

Somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico

Pesquisa foi feita com 267 estudantes de escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros de ambos os sexos, sendo 170 meninos e 87 meninas.

Doutor, você errou: breves dilemas e diretrizes sobre a caracterização do erro médico.

O erro aflige não somente o paciente que sofreu a intervenção médica ou o tratamento incorreto, mas também o médico envolvido, que terá de arcar com sérias consequências jurídico-disciplinares em função do equívoco.

Hepatites virais somam 40 mil casos no Brasil

No ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 37.773 casos da doença, que pode ser causada por cinco tipos de vírus: A, B, C e D.

Estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da Coronavac contra covid-19

Instituto Butantan conduz no Brasil os testes clínicos da vacina contra o coronavírus na fase 3, realizados em quase 6 mil voluntários.

Johnson inicia teste final da vacina para Covid-19 em 60 mil pessoas

A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (23) o início do ensaio final da potencial vacina a Covid-19, de injeção única, com...