Covid-19: Ministério da Saúde faz pesquisa sobre saúde mental do brasileiro

Com o objetivo de avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental do brasileiro, o Ministério da Saúde disponibilizou um questionário online para as pessoas responderem como se sentem diante da pandemia. O intuito é investigar a existência de doenças como depressão, ansiedade e estresse na população brasileira e, depois, providenciar políticas públicas nas unidades de atenção psicossocial.

O questionário pode ser respondido até o dia 15 de maio. A primeira parte consiste em um levantamento sociodemográfico, seguido de instrumentos de avaliação da saúde mental. O preenchimento leva em torno de 15 minutos.

“Essa investigação trata-se de um rastreio dos principais transtornos mentais, que podem surgir em indivíduos, diante do cenário da pandemia mundial e, neste momento, em que muitos se encontram em distanciamento social. Estamos utilizando um questionário estruturado, com instrumentos validados no Brasil para detecção de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Maria Dilma Teodoro.


10 dicas para cuidar melhor da sua saúde mental
Por que ter um sono com qualidade é tão importante?


O questionário pode ser respondido por qualquer pessoa, embora a principal finalidade da pesquisa seja avaliar a incidência de Transtorno de Estresse Pós-traumático entre os profissionais de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. As próximas etapas da pesquisa incluem a verificação das alterações nos hábitos da população que possam afetar a saúde mental e avaliar a evolução destes transtornos.

Toda informação recolhida será tratada de forma confidencial. Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados serão exclusivamente utilizados para estudar a saúde mental do brasileiro, não sendo repassados nem divulgados para outras instituições.


LEIA MAIS:
Telemedicina no Brasil: como funciona a prática?
Alimentação saudável: dicas para comer melhor
Aumento do consumo de álcool no isolamento social preocupa


O estudo está sendo desenvolvido pela Coordenação-Geral de Saúde mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (CGMAD/DAPES/SAPS/MS).

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,125FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir

Atualizações

Somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico

Pesquisa foi feita com 267 estudantes de escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros de ambos os sexos, sendo 170 meninos e 87 meninas.

Doutor, você errou: breves dilemas e diretrizes sobre a caracterização do erro médico.

O erro aflige não somente o paciente que sofreu a intervenção médica ou o tratamento incorreto, mas também o médico envolvido, que terá de arcar com sérias consequências jurídico-disciplinares em função do equívoco.

Hepatites virais somam 40 mil casos no Brasil

No ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 37.773 casos da doença, que pode ser causada por cinco tipos de vírus: A, B, C e D.

Estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da Coronavac contra covid-19

Instituto Butantan conduz no Brasil os testes clínicos da vacina contra o coronavírus na fase 3, realizados em quase 6 mil voluntários.

Johnson inicia teste final da vacina para Covid-19 em 60 mil pessoas

A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (23) o início do ensaio final da potencial vacina a Covid-19, de injeção única, com...