A fruta queridinha dos brasileiros é uma forte aliada para alcançar a boa saúde e uma alimentação saudável. Encontrada em todo o país, não importa a estação, a banana é rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promovendo energia e muitos benefícios ao organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.
A banana contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com as fibras, promovem grande energia: como tem 22% de carboidratos, ela é realmente mais calórica do que algumas outras frutas: uma unidade (70 g) de banana-prata fornece 62 calorias.
Quando a banana está verde, ela é rica em amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo. Mesmo com alto valor nutricional, a fruta provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso.
Confira 5 motivos pelos quais você deve incluir a banana na sua alimentação!
1. Ajuda a combater a anemia
A anemia é uma doença caracterizada pela carência de um ou mais nutrientes essenciais. A mais comum delas é a anemia ferropriva, expressa pela falta de ferro no corpo. A banana, por sua vez, contém uma quantidade considerável de ferro que estimula a produção de hemoglobina e ajuda nos casos de anemia, além de também para preveni-la.
Portanto, incluir a banana na alimentação é uma maneira eficiente de ajudar a combater a anemia.
2. Recuperação muscular
A banana sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.
3. Disposição física e mental
Como descrito anteriormente, a banana possui três tipos de açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose, e isso faz com que os estoques de energia do corpo sejam regulados. Dessa forma, o cansaço físico e mental é reduzido.
Incluir a banana na alimentação ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
4. Sistema nervoso
Por ser rica em vitaminas do complexo B – B1, B2, B6 e B12 – a banana atua diretamente no sistema nervoso, promovendo maior equilíbrio no sistema.
A fruta também concentra alguns antioxidantes que têm como função regular a liberação de dopamina no cérebro, um dos neurotransmissores do bem-estar. Outra substância presente é o triptofano, aminoácido que é convertido em serotonina, outro neurotransmissor da felicidade.
5. Reduz os efeitos da TPM
As bananas também podem minimizar os problemas relacionados a tensão pré-menstrual, justamente por conter triptofano, um aminoácido que atua como precursor da serotonina, o neurotransmissor relacionado ao prazer e bem-estar. Por isso, a banana contribui para a melhora da insônia, auxilia na redução do estresse e da irritabilidade, o que a torna um ótimo alimento para aliviar a TPM.
Nutrientes da banana
Entre os principais nutrientes presentes na banana, podemos citar:
- Vitamina A.
- Vitamina B1.
- Vitamina B2.
- Vitamina B3.
- Vitamina B5.
- Vitamina B6.
- Vitamina B9.
- Vitamina C.
- Vitamina E.
- Açúcares naturais.
- Cálcio.
- Magnésio.
- Potássio.
- Selênio.
- Manganês.
Tipos de Banana
Não existe um tipo que seja muito melhor nutricionalmente que as outras. O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes.
Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.
- Banana-da-terra: Boa para cozinhar, assar ou fritar.
- Banana prata: Ideal para preparação de vitaminas e comer in natura.
- Banana maçã: Excelente para comer ao natural e fazer purês.
- Banana nanica: Indicada para fazer bolos.
- Banana-ouro: É a menor e mais doce, boa para adoçar bolos e vitaminas.
Em relação a quantidade de bananas para se alimentar durante o dia, não existe uma determinação geral, visto que cada pessoa é um caso. No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deveríamos consumir 5 frutas diariamente, de preferência diferentes, a fim de obter nutrientes diversificados.
Portanto, consumir de 1 a 2 bananas ao dia seria o ideal, mas é importante consultar um nutricionista para saber qual seria o melhor para seu organismo.
LEIA MAIS:
O porquê você deve incluir o abacaxi na alimentação
Aumento do consumo de álcool no isolamento social preocupa
Alimentação saudável: dicas para comer melhor