Covid-19: vacina testada em humanos mostra dados promissores

0
495

A primeira vacina contra o novo coronavírus testada em pessoas apresentou resultados seguros e capazes de estimular uma resposta imunológica contra o vírus, segundo anúncio da empresa americana de biotecnologia Moderna, nesta segunda-feira (18).

Os resultados são baseados na reação dos oito primeiros pacientes que receberam duas doses da vacina a partir de março. Eram voluntários saudáveis que, com a vacina, desenvolveram anticorpos neutralizantes ao vírus em níveis semelhantes aos das pessoas que se recuperaram da infecção por covid-19.

“Esses dados provisórios da Fase 1, embora iniciais, demonstram que a vacinação com o mRNA-1273 provoca uma resposta imune da magnitude causada pela infecção natural, começando com uma dose tão baixa quanto 25 μg”, disse o diretor médico da Moderna, Dr. Tal Zaks, em comunicado.

Os cientistas estão tentando entender qual nível de anticorpos acabará provando proteção contra o novo coronavírus e quanto tempo essa proteção durará. No estudo, três participantes desenvolveram febre e outros sintomas semelhantes aos da gripe quando receberam a vacina na dose de 250 microgramas. Moderna prevê que o estudo de fase 3 sobre a dosagem seja entre 25 e 100 microgramas.

Se esses testes derem certo, uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o final deste ano ou no início de 2021. O estudo clínico é realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, onde o governo investiu 500 milhões de dólares para essa potencial vacina.

Os reguladores norte-americanos deram o status de “acelerado” da vacina para acelerar a revisão regulatória. A Food and Drug Administration autorizou a empresa a iniciar os testes de Fase 2, que geralmente envolvem centenas de pessoas, e a Moderna planeja iniciar testes clínicos de larga escala, conhecidos como testes de Fase 3, em julho, que normalmente envolvem dezenas de milhares de pessoas.


LEIA MAIS:
Cientistas estudam síndrome em crianças relacionada ao coronavírus
Anticoagulante melhora respiração de pacientes graves com covid-19
Pesquisa afirma contágio pelo novo coronavírus entre gatos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here