Novo surto de ebola é declarado na República Democrática do Congo, anuncia OMS

O Governo da República Democrática do Congo anunciou, nesta segunda-feira (01) que está ocorrendo um novo surto de Ebola na cidade ocidental de Mbandaka, na província de Équateur, no oeste da RDC. O país, que fica no centro da África, também enfrenta a pandemia de Covid-19 e o maior surto de sarampo do mundo.

As informações iniciais do Ministério da Saúde são que até agora foram detectados seis casos de Ebola em Wangata, dos quais quatro morreram e dois estão vivos e sob cuidados. Três desses seis casos foram confirmados com testes de laboratório. 

“Este é um lembrete de que o COVID-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam”, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Embora grande parte de nossa atenção esteja voltada para a pandemia, a OMS continua monitorando e respondendo a muitas outras emergências de saúde”.

É provável que mais pessoas sejam identificadas com a doença à medida que as atividades de vigilância aumentam.

O novo surto é o 11º do Congo desde que o vírus foi descoberto perto do rio Ebola em 1976. Segundo a OMS, é esperado que a República Democrática do Congo tenha surtos de ebola, dada a existência do vírus em animais em muitas partes do país.

Entre 2013 e 2016, uma epidemia de ebola no oeste africano (principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa) matou 11,3 mil pessoas.


Ebola

A doença do vírus Ebola (DVE), anteriormente conhecida como febre hemorrágica do Ebola, é uma doença rara, porém grave, geralmente fatal em humanos. O vírus é transmitido às pessoas de animais selvagens e se espalha através da transmissão de humano para humano.

As vacinas para proteção contra o Ebola estão em desenvolvimento e têm sido usadas para ajudar a controlar a propagação de surtos na Guiné e na República Democrática do Congo (RDC).

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Redes Sociais

2,677FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
54SeguidoresSeguir

Atualizações

Aplicativo Coronavírus-SUS ajudará a rastrear contatos de infectados com covid-19

O sistema conserva a privacidade, tanto do paciente infectado como da pessoa que recebe a notificação da possível exposição com o caso confirmado para a covid-19.

OMS alerta jovens sobre covid-19 “não são invencíveis”

Apesar dos jovens não serem a maioria dos mortos pela Covid-19, não se sabe quais serão os efeitos a longo prazo da infecção.

O que os números dizem sobre o novo coronavírus e a Covid-19 no Brasil

A contagem de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu o total de 2,5 milhão.

Sua autoestima não depende só do que você vê no espelho

A busca por uma melhor autoestima tem sido, cada vez mais, um dos motivos para iniciar um...

Rússia anuncia que deve aprovar vacina contra coronavírus em agosto

O país, no entanto, ainda não apresentou dados científicos que comprovem a segurança e a eficácia do medicamento.