Número de mortos por coronavírus passa de 400 mil no mundo

0
360

Pelo menos 400.212 pessoas em todo o mundo morreram por complicações da covid-19 e 6.955.291 foram infectadas pelo novo coronavírus, até este domingo (09), segundo dados. Cerca de 30% estão dos casos estão nos Estados Unidos, embora atualmente o surto que mais cresce seja na América Latina, que agora representa cerca de 16% de todos os casos.

Embora tenha iniciado em Wuhan, na China, o surto já atingiu 220 países e territórios, sendo que em 188 deles relataram óbitos. Em apenas cinco meses, o número de mortos por complicações da covid-19, doença causada pelo vírus, agora é igual ao número de pessoas que morrem anualmente de malária, uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo.

O presidente Jair Bolsonaro divulgou, na sexta-feira (05), um comunicado do Ministério da Saúde sobre a decisão de omitir dos boletins diários o número total de casos e de óbitos, explicando que, dessa forma, seria mais fácil “retratar o momento” do surto no país. O site oficial chegou a ser tirado do ar para manutenção. Bolsonaro também afirmou que o país poderoa deixar a OMS caso a agência da ONU não deixe de ser uma entidade “política e partidária”.

Depois desse anúncio, no sábado (06), a Universidade Johns Hopkins havia excluído o Brasil do balanço global sobre coronavírus após o governo mudar a divulgação do boletim diário que mostrava o avanço da pandemia de Covid-19 no país. No entanto, mais tarde, o ranking voltou a informar os dados. Atualmente, o Brasil está em 2º lugar em relação ao total de casos confirmados e 3º lugar no número de mortos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, no começo deste mês, que a América do Sul e a América Central ainda não atingiram o pico da pandemia.


Foto: Ricardo Moraes/Reuters


LEIA MAIS:
Pesquisadores descobrem que coronavírus infecta células do coração
Novo coronavírus é encontrado em 88% das amostras de esgotos de BH
Vacina contra coronavírus será testada no Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here