Jovem com coronavírus recebe transplante de pulmão duplo após danos irreversíveis

Uma mulher cujos pulmões sofreram graves danos devido ao novo coronavírus, recebeu um transplante de pulmão duplo, no Northwestern Memorial, em Chicago, nos Estados Unidos. Este foi, segundo o hospital, o primeiro transplante de pulmão duplo bem-sucedido de um paciente com covid-19 nos EUA.

Apenas alguns outros sobreviventes da doença, na China e na Europa, receberam transplantes de pulmão. A paciente, de 20 anos, passou seis semanas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um ventilador e oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), uma máquina que faz o trabalho do coração e dos pulmões. Segundo o hospital, no início de junho, os pulmões do paciente apresentavam danos irreversíveis. A equipe de transplante a listou para um transplante e, 48 horas depois, realizou o procedimento.


O procedimento de 10 horas foi mais complicado do que a maioria desse tipo porque a inflamação da doença havia deixado os pulmões com inúmeros buracos e “completamente colados ao tecido ao seu redor, coração, parede torácica e diafragma”, disse o chefe da cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplante de pulmão da Northwestern Medicine, Dr. Ankit Bharat, em uma entrevista.

O pneumologista e diretor médico do Programa de Transplante de Pulmão do hospital, Rade Tomic, indagou que ainda é preciso entender mais sobre os perigos do vírus. “Como uma mulher saudável na casa dos 20 chegou a esse ponto? Ainda há muito a aprender sobre o COVID-19. Por que alguns casos são piores que outros? A equipe multidisciplinar de pesquisa da Northwestern Medicine está tentando descobrir ”, em nota a imprensa.

A foto ao lado mostra um dos pulmões removido da paciente. Crédito: Northwestern Medicine


O Dr. Ankit Bharat relatou que a paciente, de 20 anos, não apresentava problemas médicos sérios, estava se recuperando bem: “Ela está acordada, está sorrindo, ela tem o FaceTime com sua família”. No entanto, ainda tem um longo processo, visto que ela permanece em um ventilador enquanto o corpo se recupera. Embora os pulmões transplantados sejam saudáveis, a doença deixou os músculos do peito muito fracos para respirar e levará algum tempo para que sua força volte.


O que é um transplante pulmonar?

O transplante pulmonar é a substituição de um pulmão doente por um pulmão saudável de um doador de órgãos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente receptor.

O transplante pulmonar pode envolver:

  • Pulmão único: apenas um pulmão é substituído.
  • Pulmão duplo: os dois pulmões são substituídos.
  • Sequencial bilateral: ambos os pulmões são substituídos, mas em momentos diferentes.
  • Transplante de coração e pulmão: O paciente recebe um novo coração e novos pulmões de um único doador.

LEIA MAIS:
Vacina por spray nasal será testada contra a covid-19
Pesquisadores descobrem que coronavírus infecta células do coração
Estados enfrentam falta de medicamentos para sedar e entubar pacientes com covid-19
Ferramenta CRISPR pode ajudar a barrar infecção pelo novo coronavírus

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,812FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações