Jovem com coronavírus recebe transplante de pulmão duplo após danos irreversíveis

0
615

Uma mulher cujos pulmões sofreram graves danos devido ao novo coronavírus, recebeu um transplante de pulmão duplo, no Northwestern Memorial, em Chicago, nos Estados Unidos. Este foi, segundo o hospital, o primeiro transplante de pulmão duplo bem-sucedido de um paciente com covid-19 nos EUA.

Apenas alguns outros sobreviventes da doença, na China e na Europa, receberam transplantes de pulmão. A paciente, de 20 anos, passou seis semanas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um ventilador e oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), uma máquina que faz o trabalho do coração e dos pulmões. Segundo o hospital, no início de junho, os pulmões do paciente apresentavam danos irreversíveis. A equipe de transplante a listou para um transplante e, 48 horas depois, realizou o procedimento.


merlin 173405046 88df6b25 1de2 4a38 9d63 86d5669fea16 superJumbo

O procedimento de 10 horas foi mais complicado do que a maioria desse tipo porque a inflamação da doença havia deixado os pulmões com inúmeros buracos e “completamente colados ao tecido ao seu redor, coração, parede torácica e diafragma”, disse o chefe da cirurgia torácica e diretor cirúrgico do programa de transplante de pulmão da Northwestern Medicine, Dr. Ankit Bharat, em uma entrevista.

O pneumologista e diretor médico do Programa de Transplante de Pulmão do hospital, Rade Tomic, indagou que ainda é preciso entender mais sobre os perigos do vírus. “Como uma mulher saudável na casa dos 20 chegou a esse ponto? Ainda há muito a aprender sobre o COVID-19. Por que alguns casos são piores que outros? A equipe multidisciplinar de pesquisa da Northwestern Medicine está tentando descobrir ”, em nota a imprensa.

A foto ao lado mostra um dos pulmões removido da paciente. Crédito: Northwestern Medicine


O Dr. Ankit Bharat relatou que a paciente, de 20 anos, não apresentava problemas médicos sérios, estava se recuperando bem: “Ela está acordada, está sorrindo, ela tem o FaceTime com sua família”. No entanto, ainda tem um longo processo, visto que ela permanece em um ventilador enquanto o corpo se recupera. Embora os pulmões transplantados sejam saudáveis, a doença deixou os músculos do peito muito fracos para respirar e levará algum tempo para que sua força volte.


O que é um transplante pulmonar?

O transplante pulmonar é a substituição de um pulmão doente por um pulmão saudável de um doador de órgãos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente receptor.

O transplante pulmonar pode envolver:

  • Pulmão único: apenas um pulmão é substituído.
  • Pulmão duplo: os dois pulmões são substituídos.
  • Sequencial bilateral: ambos os pulmões são substituídos, mas em momentos diferentes.
  • Transplante de coração e pulmão: O paciente recebe um novo coração e novos pulmões de um único doador.

LEIA MAIS:
Vacina por spray nasal será testada contra a covid-19
Pesquisadores descobrem que coronavírus infecta células do coração
Estados enfrentam falta de medicamentos para sedar e entubar pacientes com covid-19
Ferramenta CRISPR pode ajudar a barrar infecção pelo novo coronavírus

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here