Planejamento para uma vida saudável

0
513
assinatura ricardo colunista

Você já deve ter feito alguma dessas perguntas para você mesmo:

  • – Como manterei minha renda caso perca o emprego?
  • – Como manterei minha renda caso eu sofra alguma coisa (acidente, doença, etc)?
  • – Como manterei minha renda no futuro, quando for me aposentar?

Entre várias outras….

O fato é que elas surgem na cabeça das pessoas porque dependem de uma renda pelo
esforço do trabalho realizado. O que eu quero dizer com isso é que a maioria esmagadora das pessoas dependem financeiramente do seu trabalho. Esse é o principal ponto que vejo ao perceber o aumento de profissionais, pessoas e famílias que convivem com a ansiedade, pois envolve uma parte importantíssima das nossas vidas.

Sim, estamos falando de dinheiro. Porém, vou mais além! Não se trata apenas de dinheiro e sim da nossa saúde financeira. Afinal, quantas vezes ouvimos os ditados “dinheiro vem e vai” ou, para aqueles mais experientes na jornada da vida, “vão-se os anéis e ficam os dedos”. Sim, também concordo que o dinheiro vem e vai, no entanto, a saúde financeira fica! Pode ficar de forma negativa ou positiva, depende de nossas escolhas e decisões, em outras palavras, planejamento e execução.


Leia a coluna: Saúde e Finanças


Fazendo uma analogia com hábitos de vida que impactam a nossa saúde, como por exemplo a alimentação, fica evidente com base em inúmeras pesquisas que uma alimentação pautada em fastfoods pode causar sérios danos a saúde e bem estar de um indivíduo, por mais que em alguns momentos da movimentada e atribulada agenda profissional este tipo de serviço alimentício pode salvar uma refeição. Não querendo entrar no âmbito nutricional, o qual não é minha área (me perdoem os profissionais que atuam neste mercado!), uma alimentação desregrada afeta o principal pilar da nossa vida: nossa saúde!

Voltando para o terreno das finanças onde me sinto mais seguro, posso afirmar que uma vida financeira desregrada afeta a saúde tanto quanto a analogia feita acima. Uma pesquisa recente feita pelo SPC Brasil (Sistema de Proteção ao Crédito do Brasil) informa que 46% dos brasileiros não controlam seu orçamento e, incríveis 45,8% sequer sabem quanto gastam no mês. Se tivéssemos uma educação financeira que proporcionasse organização do nosso orçamento apenas já estaríamos atuando de forma preventiva em prol da nossa saúde.

Assim como a alimentação, quanto mais eu cuidar e me disciplinar, mais saudável será minha jornada existencial. Isto fica evidente quando vemos pesquisas realizadas pela Universidade da Virgínia (Virginia Tech University) sobre o impacto das finanças pessoais na saúde das pessoas, 82,5% dos entrevistados relataram ter sofrido algum problema de saúde ocasionado pela sua situação financeira. A lista é grande e podemos ressaltar a saúde emocional que conta com problemas como estresse, depressão, síndrome de pânico, síndrome de ansiedade que, por sua vez, levam impactos a saúde física como hipertensão, problemas coronários (de arritmia até mesmo casos mais graves como infarto), doenças estomacais dentre várias outras.

As pessoas trabalham tanto para ganhar dinheiro e ao se descuidarem colocam em cheque o principal pilar de suas vidas que é a saúde. Faz sentido para você? Para mim não, por isso a importância em cuidar de suas finanças. Um bom planejamento financeiro é a base para que você mantenha a sua saúde financeira positiva, trazendo tranquilidade, bem estar e alta autoestima. Repare que não falamos de quantia de dinheiro, apenas de organização, planejamento, foco, execução e disciplina o que nos remete a crer que qualquer pessoa pode ter uma vida saudável!

Toda esta teoria é muito bonita de ler, mas na prática como podemos nos planejar para ter uma vida saudável financeiramente? Vou deixar em aberto e te convidar a acompanhar os próximos artigos onde iremos abordar temas sobre proteção de caixa, geração de riqueza, planejamento financeiro, porém, com um único objetivo a sua felicidade e seu bem estar.

Muito obrigado por mais esta leitura. Cuide das suas finanças e de sua saúde!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here