Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para novo coronavírus

0
487
O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada

Em entrevista exclusiva à TV Brasil e CNN Brasil, nesta terça-feira (7), o presidente da República Jair Bolsonaro informou que testou positivo para o novo coronavírus. O presidente, que tem 65 anos, fez um teste na noite de segunda-feira após ter sintomas da covid-19, incluindo febre. O resultado do teste saiu por volta das 11h de hoje.

“O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada”, relata nota da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).

Jair Bolsonaro, que havia minimizado a gravidade do vírus que ele chamou de “pequena gripe”, cancelou as agendas previstas para a Bahia e Minas Gerais nesta semana. Na entrevista acrescentou que estava com boa saúde, apesar de estar com febre. Além disso, Bolsonaro disse que está tomando hidroxicloroquina, um medicamento antimalárico com eficácia não comprovada contra a covid-19, doença causada pelo vírus.

O Brasil tem o segundo maior surto do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O maior país da América Latina tem mais de 1,6 milhão de casos confirmados e 65.000 mortes por Covid-19.


casos brasil 6 julho
Fonte: Ministério da Saúde.

Bolsonaro desafiou repetidamente as diretrizes locais para usar uma máscara em público, mesmo depois que um juiz ordenou que ele o fizesse no final de junho. O presidente também criticou as regras de distanciamento social apoiadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No final de semana, Bolsonaro participou de vários eventos e esteve em contato próximo com o embaixador dos EUA, Todd Chapman, durante as comemorações do dia 4 de julho. As imagens não mostravam nenhuma máscara.

A embaixada dos EUA em Brasília disse no Twitter na segunda-feira que o embaixador almoçou no dia 4 de julho com Bolsonaro, cinco ministros e o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro. O embaixador não apresentava sintomas, mas passaria por testes e está “tomando precauções”, disse a embaixada.


LEIA MAIS
91% dos infectados pelo coronavírus apresentaram algum sintoma, segundo estudo
Covid-19 causa ‘hiperatividade’ em células de coagulação do sangue
Governo anuncia parceria para produzir vacina contra covid-19


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here