OMS alerta jovens sobre covid-19 “não são invencíveis”

Em entrevista coletiva, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que uma das tarefas mais difíceis do combate à pandemia do novo coronavírus é convencer os jovens de que também estão em risco. Ele demonstrou preocupação com o aumento das infecções por covid-19 entre o grupo.

“Já dissemos isso antes e repetimos: os jovens não são invencíveis”, disse o diretor geral. Dados sugerem que picos recentes de casos confirmados em alguns países estão sendo “impulsionados em parte por pessoas mais jovens que baixam a guarda durante o verão no hemisfério norte”, disse.

Apesar dos jovens não serem a maioria dos mortos pela doença, ainda não existem dados científicos sobre quais serão os efeitos a longo prazo. O diretor de emergências da OMS citou um estudo realizado na Alemanha que identificou alterações e inflamações prolongadas no sistema cardíaco de jovens que se recuperaram da Covid-19. “Quando dizemos que maioria das pessoas têm sintomas leves e se recuperam, é verdade, mas não sabemos quais serão os impactos prolongados em todos os infectados”.

Uma das principais epidemiologistas da Organização, Maria Van Kerkhove, também ressaltou que “a maioria dos jovens infectados costuma ter doenças mais leves. Mas isso nem sempre é consistente”.

O diretor-geral da entidade lembrou que já faz seis meses que a OMS declarou emergência de saúde pública de interesse internacional por causa do coronavírus.


LEIA MAIS:
Fiocruz aposta em vacinação contra covid-19 a partir de 2021
O que os números dizem sobre o novo coronavírus e a Covid-19 no Brasil
Hidroxicloroquina não tem eficácia, diz estudo brasileiro sobre a droga

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,193FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações

Pessoas que contraíram covid-19 podem doar sangue após 30 dias

Até o momento, não houve evidências científicas de que o Sars-CoV-2 possa ser transmitido através de transfusões de sangue. Mesmo assim, os bancos de sangue e hemocentros têm tido cautela em relação ao assunto, como prevenção.

Pfizer inicia processo de registro para vacina contra Covid-19 na Anvisa

Para agilizar a análise dos documentos, a Anvisa determinou que os laboratórios que desenvolvem vacinas contra a covid-19 registrem os resultados progressivamente.

Câncer de pênis: Mais de mil homens têm o órgão amputado por falta de higiene no Brasil

A má higiene íntima, fimose, HPV, uso de tabaco, relações sexuais desprotegidas e falta de informação são algumas das principais causas da doença.

Substância presente em chá de Ayahuasca estimula formação de novos neurônios

Estudo de universidade espanhola mostra que substância alucinógena pode contribuir para tratamento de doenças psiquiátricas e neurodegenerativas.

Cientistas revertem o processo de envelhecimento humano pela primeira vez

Uma nova pesquisa descobriu que tratamentos com oxigênio de alta pressão podem reverter dois processos associados ao envelhecimento e suas doenças.