China concede primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino

0
316

O governo chinês concedeu a primeira patente de vacina para a empresa farmacêutica chinesa CanSino, que está desenvolvendo uma vacina contra covid-19, Ad5-nCOV, informou a mídia estatal. De acordo com a empresa chinesa, eles solicitaram com a Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China em 18 de março e receberam a aprovação em 11 de agosto. 

A vacina, a primeira da China a alcançar a fase 2 dos testes clínicos em humanos, usa um vírus do resfriado comum, o adenovírus tipo 5 (Ad5), para transportar o material genético do coronavírus para o corpo. Assim, o adenovírus geneticamente modificado carregará o material genético que contém o código para a produção da proteína S do coronavírus.

Em julho, pesquisadores anunciaram os resultados das fase I e II dos testes clínicos, mostrando que a vacina era segura e induziu resposta imune. A Ad5-nCoV já foi aprovada para uso pelos militares da China após os testes iniciais e intermediários.

A CanSino afirmou que estava em negociações para oportunidades de lançar testes em estágio final — ou Fase 3 — na Arábia Saudita, Rússia, Brasil e Chile. As autoridades de saúde da Arábia Saudita anunciaram em 9 de agosto que cooperariam com os testes clínicos, recrutando cerca de 5.000 participantes. No sábado (15), a empresa farmacêutica russa Petrovax confirmou que também estava realizando o teste com a vacina da CanSino.

Este é o primeiro teste de uma vacina potencial desenvolvida por uma empresa estrangeira a ser realizado na Rússia, enquanto o país se prepara para iniciar a produção em massa de sua vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou.

Além desta candidata, outra vacina chinesa em desenvolvimento é a Coronavac, da empresa Sinovac, que já está sendo testada no Brasil, também em fase 3.


LEIA MAIS:
Estudo confirma eficácia da Coronavac na fase 2 dos testes clínicos
AstraZeneca afirma que pode começar a produção da vacina contra covid-19 no início de 2021
Aplicativo Coronavírus-SUS ajudará a rastrear contatos de infectados com covid-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here