Brasileiros diminuem o consumo de cerveja, diz IBGE

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que os brasileiros consomem em média cinco vezes mais quantidade de café do que de cerveja. A pesquisa indica também que a média diária do consumo da bebida dos homens é três vezes mais que a média feminina (54,5 g/dia contra 16,4 g/dia).

A maior parte da quantidade consumida de cerveja (51%) ocorre fora do domicílio. O IBGE destacou também que este alto percentual de quantidade consumida fora do domicílio, em relação ao total consumido, foi observado para as bebidas destiladas (44,1%).

De acordo com a pesquisa, entre 2017 e 2018, a cerveja era consumida diariamente em 3% dos domicílios do país. Dez anos antes, entre 2008 e 2009, esse percentual era de 3,3%, o que indica uma queda de 9 pontos percentuais (p.p.) da média de consumo diário da bebida em dez anos.

Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2017/2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil. A POF traz informações sobre a ingestão alimentar individual das pessoas de 10 anos ou mais de idade, por sexo, idade, renda familiar mensal, situação urbana ou rural e por Grandes Regiões. Foram realizadas entrevistas em 57,9 mil domicílios, sendo que 20,1 mil pessoas foram selecionadas para responder ao bloco de consumo alimentar.

A pesquisa também analisou que os alimentos com maiores médias de consumo diário per capita foram o café (163,2 g/dia), feijão (142,2 g/dia), arroz (131,4 g/dia), sucos (124,5 g/dia) e refrigerantes (67,1 g/dia). Segundo os dados, o consumo de refrigerantes também caiu. Em 2018, os refrigerantes foram consumidos diariamente em cerca de 16,6% dos domicílios do país. Dez anos antes, esse percentual chegava a 25,2%.


LEIA MAIS:
Aumento do consumo de álcool no isolamento social preocupa
O coronavírus pode ser transmitido por alimentos?
O desafio do combate à obesidade infantil

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,123FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir

Atualizações

Somente 1% de adolescentes do sexo masculino vai ao médico

Pesquisa foi feita com 267 estudantes de escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros de ambos os sexos, sendo 170 meninos e 87 meninas.

Doutor, você errou: breves dilemas e diretrizes sobre a caracterização do erro médico.

O erro aflige não somente o paciente que sofreu a intervenção médica ou o tratamento incorreto, mas também o médico envolvido, que terá de arcar com sérias consequências jurídico-disciplinares em função do equívoco.

Hepatites virais somam 40 mil casos no Brasil

No ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 37.773 casos da doença, que pode ser causada por cinco tipos de vírus: A, B, C e D.

Estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da Coronavac contra covid-19

Instituto Butantan conduz no Brasil os testes clínicos da vacina contra o coronavírus na fase 3, realizados em quase 6 mil voluntários.

Johnson inicia teste final da vacina para Covid-19 em 60 mil pessoas

A Johnson & Johnson anunciou nesta quarta-feira (23) o início do ensaio final da potencial vacina a Covid-19, de injeção única, com...