Vacina de Oxford produz resposta imunológica contra covid-19 em adultos jovens e idosos

0
270

Uma das principais vacinas experimentais contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, produz uma resposta imunológica similar em adultos jovens e mais velhos, sem reações adversas graves. O anúncio foi realizado pela farmacêutica AstraZeneca, parceira na produção do imunizante, nesta segunda-feira (26).

As reações adversas à vacina entre voluntários idosos também foram menores, dizem os pesquisadores. A notícia de que pessoas mais velhas produzem resposta imunológica com a vacina é importante porque o sistema imunológico enfraquece com a idade e os mais velhos têm maior risco de morte com a covid-19.

A vacina de Oxford é uma das quatro que passam por testes de fase 3 no Brasil – a última etapa antes que possa ser liberada para uso geral. É somente ao final da fase 3 que consegue atestar a eficácia de uma vacina.

Chamada AZD1222 ou ChAdOx1 nCoV-19, a vacina de vetor viral é feita a partir de uma versão enfraquecida de um vírus do resfriado comum (adenovírus) de chimpanzés e excluindo cerca de 20% das instruções do vírus. Ou seja, é impossível para a vacina se replicar ou causar doenças em humanos, mas ainda pode ser produzida em laboratório em condições especiais. 

O vírus do resfriado do chimpanzé foi geneticamente modificado para incluir a sequência genética da chamada proteína spike, que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) usa para entrar nas células humanas. Depois que a proteína spike é produzida, o sistema imunológico reage a ela e prepara o sistema imunológico para identificar uma infecção por Covid-19. Assim, quando a pessoa vacinada, seu sistema imunológico está pré-treinado para atacar o vírus.


LEIA MAIS:
Brasileiros estão entre os mais confiantes na vacina contra a Covid-19, mas ainda é insuficiente para imunidade
Coronavac é a vacina mais segura contra Covid-19, mas eficácia será anunciada somente no final do ano
Morre brasileiro voluntário dos testes da vacina de Oxford contra covid-19

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here