São Paulo prevê vacinação contra covid-19 a partir de 25 de janeiro

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) que o plano de vacinação contra a Covid-19 começa no dia 25 de janeiro de 2021. A imunização com a Coronavac será realizada primeiro com profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos e grupos vulneráveis como indígenas e quilombolas de todo o estado.

A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. A vacina será administrada em duas doses e, segundo o governador João Doria, aplicada gratuitamente no estado. A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as prefeituras.

Para que a imunização seja realizada de forma segura, o governo pretende ampliar o total de postos de vacinação do total de 5,2 mil locais para 10 mil, com a utilização de farmácias credenciais, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e em drive thru.

Os horários de vacinação serão das 7h às 22h de segunda a sexta e das 7h às 17h nos fins de semana e feriado, também a cargo dos municípios.

A estimativa é que o esquema de logística e segurança pública envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor de saúde e 25 mil agentes de segurança.

  • 18 milhões de doses da vacina;
  • 25 postos estratégicos de armazenamento e distribuição regional;
  • 54 mil profissionais de saúde;
  • 27 milhões de seringas e agulhas;
  • 5,2 mil câmaras de refrigeração;
  • 30 caminhões refrigerados de distribuição diária;
  • 2,1 mil viagens em todo o período de vacinação;
  • 25 mil policiais para escolta das vacinas e segurança dos locais de vacinação.

A vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A CoronaVac é produzida com vírus inativados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para inoculação em humanos. Com a aplicação de duas doses, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da Covid-19.

O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado até o dia 15. Se sair como esperado, o governo paulista fará um pedido emergencial do seu registro para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O governador de São Paulo ainda justificou que a antecipação da vacinação para janeiro – a previsão do governo federal é para março – se faz necessária para evitar mais mortes e que a imunização contra covid-19 não coincida com a aplicação das doses contra a gripe, realizada todos os anos antes do inverno. “Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Somos todos a favor da vida e de todas as vacinas”, acrescentou Dória.

Também serão oferecidas 4 milhões para imunização de profissionais de saúde de outros estados, das 46 milhões de doses que o estado planeja ter à disposição em janeiro.

Das 46 milhões de doses na mão do governo em janeiro, 6 milhões estão chegando prontas da China e as restantes serão formuladas a partir de insumos chineses no Butantan —algo que começa nesta segunda. Depois devem chegar mais 15 milhões de doses até março.

Cronograma completo do Plano Estadual de Imunização

De 25 de janeiro a 28 de março, totalizando 9 semanas de duração e 18 milhões de doses da vacina. Serão duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. Confira as datas abaixo.

PÚBLICO1º DOSE2º DOSE
Profissionais da saúde,
indígenas e quilombolas
25/0115/02
Pessoas com 75 anos ou mais08/0201/03
Pessoas com 70 a 74 anos15/0208/03
Pessoas com 65 a 69 anos22/0215/03
Pessoas com 60 a 64 anos01/0322/03
Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Foto: Governo do Estado de São Paulo


LEIA MAIS:
Reino Unido aprova vacina contra Covid-19 e anuncia imunização a partir da próxima semana
Sequelas em pacientes de Covid-19 continuam dois meses após alta hospitalar
Pfizer inicia processo de registro para vacina contra Covid-19 na Anvisa

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,697FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações