Tuberculose: um problema de saúde global

0
219

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e contagiosa, que atinge principalmente os pulmões. A TB é transmitida através do ar, e causada pelo microrganismo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch — um tipo especial de bactéria descoberta em 1882 pelo médico e microbiologista alemão, Robert Koch. A doença, além de atingir os pulmões, em 10 a 15% dos casos, pode afetar outros órgãos, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). 

A TB, em 2018, foi uma das 10 principais causas de morte no mundo, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mesmo ano, a OMS estima que 10 milhões de pessoas foram acometidas pela doença e 1,5 milhão foram a óbito em todo o mundo. No Brasil, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), são identificados anualmente cerca de 80 mil novos casos e 5 mil óbitos decorrentes da tuberculose, colocando o Brasil entre os 22 países com carga mais alta da doença.

Sintomas, tratamento e prevenção

O sintoma mais comum que a Tuberculose manifesta é a tosse seca ou com secreção, que pode vir acompanhada de sangue e durar por mais de três semanas, além de febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço e fadiga. 

Ao apresentar quaisquer sintomas, é imprescindível procurar um médico para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

Para o diagnóstico da doença, são necessários exames bacteriológicos — como baciloscopia, teste rápido molecular para tuberculose e cultura para micobactéria — acompanhados de radiografias de tórax. 

O tratamento dura, pelo menos, seis meses, sendo administrado por antibióticos, devendo ser acompanhado em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). A vacina BCG, a estratégia de tratamento da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) e ações de controle de infecção são grandes aliados para prevenir a patologia.

Esteja atento aos sintomas e à prevenção, o diagnóstico precoce é fundamental para obter um tratamento efetivo e manter a qualidade de vida.

Dia Mundial da Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é comemorado anualmente no dia 24 de março. A data, instituída pela OMS, busca disseminar informações acerca do assunto e conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção e tratamento precoce da TB.


Foto: CDC/Richard Larkin


LEIA MAIS:
Pneumonia segue como principal causa de morte de crianças no país
Porque a resistência antimicrobiana é um sério problema de saúde mundial?
OMS alerta que 1 em cada 4 pessoas terá problemas auditivos até 2050

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here