Chocolate pode trazer benefícios à saúde


Saboroso de todas as formas, os chocolates podem proporcionar diversos benefícios à saúde. Além de estar associado à melhora do humor e o combate ao estresse, ele possui nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças como as cardiovasculares, colesterol ruim (LDL), hipertensão, diabetes, depressão e câncer. Porém, é preciso estar atento às opções a serem consumidas, uma vez que as composições de nutrientes variam de acordo com cada tipo de chocolate. 

Os chocolates do tipo amargo, que contém alto teor de cacau, são os mais nutritivos e benéficos à saúde, esclarece a nutricionista Isadora Gomes Marques. O cacau é um fruto rico em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio, selênio, ferro e cálcio, sendo um potente antioxidante para o organismo.

Ao surgir dúvidas na hora de escolher o chocolate mais saudável, verifique sempre o rótulo para saber a composição do produto. “É importante aprender a ler o rótulo. Os ingredientes aparecem por ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que mais contém no produto”, explica a nutricionista.

Os chocolates que contêm grande quantidade de açúcar e mais gordura vegetal hidrogenada do que a de manteiga de cacau, possuem mais calorias que não trazem nenhuma vantagem à saúde. “Escolha o chocolate com a menor lista de ingredientes e com o maior teor de cacau. O segredo, também, está na quantidade consumida, o ideal é não ultrapassar 30g por dia”, completa Isadora.

Tipos de chocolates

  • Ao leite: o mais cremoso entre os tipos de chocolate, o ao leite é produzido com cacau em pó, manteiga de cacau, leite, açúcar e demais ingredientes. Em geral, costuma ser o que mais possui açúcar.
  • Amargo: é produzido com cacau, manteiga de cacau e, alguns, podem conter açúcar. Possui, no mínimo, 50% de teor de cacau, variando em quantidades que podem chegar a 100%, sendo considerado o mais saudável e benéfico dos tipos.
  • Branco: é feito de gordura do cacau, misturada ao leite, açúcar e aromas. 
  • Diet ou zero açúcar: possui os mesmo ingredientes dos demais, porém, sem açúcar. Na formulação, contém o chamado açúcar escondido, como a maltodextrina.  

Feriado de Páscoa

Neste domingo de Páscoa, é impossível não resistir a um chocolate e tudo bem, apenas tenha cuidado com os exageros que podem causar mal à saúde. “Não passe o dia inteiro comendo chocolate, fracione e guarde para os outros dias. Não pule as principais refeições, como almoço e janta, que por serem refeições mais ricas em fibras e proteínas, causam mais saciedade e assim menos vontade de comer o chocolate”, aconselha Isadora.

Mas, a nutricionista ainda pondera que uma data no ano para comer o seu chocolate favorito não irá estragar o resultado de um ano inteiro de dedicação.


LEIA MAIS:
Um em cada cinco brasileiros ganhou peso durante a pandemia
Alimentação saudável: dicas para comer melhor
Introdução à gestação e diabetes

Infohealth
Primeiro site de notícias de saúde do Brasil.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações