VACINA: 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada

0
220
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Aproximadamente 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 atrasada, informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, 13, durante coletiva de imprensa, em Brasília. O ministro e a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, fizeram um apelo à população, ressaltando a importância em comparecer aos postos de vacinação para a segunda aplicação e garantir a completa eficácia dos dois imunizantes, mesmo após o prazo estabelecido no cartão de vacinação.

Em número total, 1.514.627 doses de ambos os imunizantes estão em atraso, desse total, 1.514.340 são da vacina Coronavac e 287 da Oxford/AstraZeneca.

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), irá conduzir a estratégia de busca ativa pelos 1,5 milhão de pessoas que não estão efetivamente imunizadas, a fim de garantir o completo esquema vacinal.

2cd9ee97 01fb 4303 9d72 01e436cbd531

Segundo dados do Vacinômetro, os estados que apresentam maior número de pessoas com doses em atraso são: São Paulo (343.925), Bahia (148.877), Rio de Janeiro (143.015), Rio Grande do Sul (123.514), Minas Gerais (89.122) e Paraná (71.857). 

Até o momento, 30. 932.493 milhões de doses já foram aplicadas em todo o Brasil, sendo 23.690.679 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 7.241.814 de imunizados com a segunda dose.

Em nota informativa de orientações referentes aos erros de imunização relacionados às vacinas Covid-19, o MS informou que “atrasos em relação ao intervalo máximo recomendado para cada vacina devem ser evitados uma vez que não se pode assegurar a devida proteção do indivíduo até a administração da segunda dose. Porém, caso ocorram atrasos o esquema vacinal deverá ser completado com a administração da segunda dose o mais rápido possível”.

Administração das doses

A efetiva imunização das vacinas, de modo geral, ocorre duas semanas após a segunda dose, quando o sistema imunológico passa a produzir os anticorpos neutralizantes para combater o vírus. Por isso, é imprescindível seguir corretamente as recomendações para cada dose aplicada.

Coronavac: o intervalo de aplicação entre uma dose e outra da vacina Coronavac, do Instituto Butantan com a farmacêutica Sinovac, ocorre entre 14 e 28 dias. 

Oxford/AstraZeneca: na vacina AstraZeneca, da Universidade de Oxford e laboratório AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o intervalo de aplicação entre as doses é de 3 meses.

Aquisição de imunizantes contra a Covid-19

Ainda em comunicado à imprensa, o ministro apontou a dificuldade mundial na aquisição de doses de vacinas contra a Covid-19, e informou que o Brasil já é o 5º país que mais vacina e o 9º no ranking global por 100 mil habitantes. “A capacidade vacinal do PNI é de 2,4 milhões de doses por dia, isso sem contar estratégias adicionais. A gente até poderia prolongar o horário de funcionamento das salas de vacinação. Por que não fazemos isso? Porque não temos vacinas suficientes”, destacou.

Segundo o MS, a pasta está tentando antecipar a entrega de doses contratadas para o segundo semestre deste ano, priorizando os imunizantes já aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desse modo, evitando entraves regulatórios.

O Ministério, ainda, reforça o diálogo que está buscando com países produtores de vacinas e do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de fortalecer o PNI até que o Brasil seja autossuficiente na produção desses insumos. “Tanto o Instituto Butantan quanto a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) têm capacidade de produzir 1 milhão de imunizantes por dia, o que garantiria 60 milhões de doses ao programa por mês”, afirma a pasta.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here