
O Dia Mundial de Higienização das Mãos, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca ressaltar a importância da correta higienização das mãos, uma vez que o simples ato de lavar as mãos com água e sabão pode prevenir inúmeras doenças infecciosas. No atual cenário de pandemia, essa medida torna-se ainda mais fundamental na luta contra o novo coronavírus.
Nossas mãos diariamente entram em contato com diversas superfícies e objetos, que podem estar carregados por centenas de microrganismos, como as bactérias e os vírus. Desse modo, as mãos acabam sendo vetores de transmissão de doenças que podem ser evitadas, como gripes, resfriados, infecções respiratórias, leptospirose e hepatite A.
Um estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas com a simples medida de higienizar as mãos, jogando literalmente água abaixo a infecção trazida por esses microrganismos.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, aproximadamente 25% das infecções registradas são causadas por microrganismos multirresistentes – aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos.
Por isso, é fundamental higienizar as mãos após tocar superfícies e objetos; ao espirrar, tossir e tocar o nariz; entre as refeições; ao ir ao banheiro; após utilizar transportes públicos; ao visitar hospitais, clínicas e estabelecimentos; quando chegar em casa ou no trabalho; e sempre que perceber que elas estão visivelmente sujas.
No entanto, apesar de ser um ato básico e simples, é necessário realizar o procedimento de maneira adequada. Para garantir que a limpeza das mãos seja efetiva, o processo deve durar entre 40 a 60 segundos.
Abaixo, saiba como higienizar corretamente suas mãos, seguindo as instruções da Anvisa:
- Abra a torneira, evitando encostar na pia, e aplique o sabonete na palma da mão e ensaboe.
- Esfregue as palmas das mãos entre si e contra o dorso de cada mão.
- Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo.
- Esfregue o dorso dos dedos de cada mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
- Esfregue os polegares realizando movimentos circulares.
- Com a mão fechada em concha, friccione as polpas digitais e unhas contra a palma da mão fazendo movimentos circulares.
- Esfregue os punhos realizando movimentos circulares.
- Enxágue as mãos, evitando contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
- Seque com uma toalha ou papel-toalha limpos, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
A higienização adequada das mãos é ainda mais indispensável para aqueles que cuidam de bebês, pessoas acamadas ou que possuem o sistema imunológico enfraquecido devido à doenças. Segundo a OMS, a maioria das infecções associadas a cuidados de saúde podem ser prevenidas com uma higiene adequada das mãos. Desse modo, a organização recomenda aos profissionais de Saúde cinco momentos fundamentais em que a higienização das mãos é necessária, são eles:
- Antes de contato com um paciente;
- Antes da realização de procedimentos assépticos;
- Após risco de exposição a fluidos corporais;
- Após contato com um paciente;
- Após contato com as áreas próximas ao paciente.
Proteja sua saúde e a saúde do próximo, higienize sempre de maneira adequada as suas mãos.
Foto: Freepik.com