Segunda etapa da vacinação contra gripe começa nesta terça-feira


A segunda etapa de vacinação contra gripe começa nesta terça-feira (11) e vai até o dia 8 de junho. Nessa etapa, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e professores, abrangendo cerca de 33 milhões de pessoas.

A campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovida pelo Ministério da Saúde, teve início no dia 12 de abril. O público-alvo estimado para a campanha deste ano é de 79,7 milhões de brasileiros e a meta do ministério é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

Na primeira etapa da vacinação, de 12 de abril a 10 de maio, os grupos imunizados foram de crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. 

Na terceira fase, de 9 de junho a 9 de julho, estima-se que  21,7 milhões de pessoas sejam vacinadas. Nessa etapa, o público-alvo compreende pessoas com comorbidades e deficiência permanente; integrantes de forças de segurança, de salvamento e armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação; e população privada de liberdade.

Como está ocorrendo de forma simultânea as campanhas de vacinação contra a Influenza e a Covid-19, o Ministério da Saúde orienta que as pessoas que integram os grupos prioritários priorizem a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. Porém, é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação dos dois imunizantes.

Pessoas que estiverem com sintomas gripais ou relacionados à Covid-19 devem esperar o tempo de recuperação para que sejam imunizadas. 

Esteja atento às informações da Secretaria Estadual de Saúde do seu estado para maiores esclarecimentos.


Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações