Empresa holandesa desenvolve bafômetro para detectar Covid-19


A empresa holandesa Breathomix desenvolveu um tipo de bafômetro para auxiliar na detecção da Covid-19. Chamado SpiroNose, o equipamento, que apresenta resultado em menos de dois minutos, tem como objetivo ser usado como um teste de triagem para definir quem precisa de um teste RT-PCR para confirmar o diagnóstico da doença. O diagnóstico rápido e preciso diminui os riscos de disseminação do vírus. 

As autoridades de Cingapura autorizaram provisoriamente o uso do produto. O bafômetro contra o novo coronavírus apresentou mais de 90% de precisão em um ensaio clínico piloto na cidade-estado, disse no ano passado a Breathomix, que é uma start-up da Universidade Nacional de Cingapura (NUS). 

O site da Health Sciences Authority confirmou a aprovação do SpiroNose, que, de acordo com a empresa, foi o primeiro sistema desse padrão a obter autorização provisória em Cingapura.

Os testes seriam vendidos entre S$ 5 a S$ 20 (R$ 20,02 – R$ 80,09) cada, dependendo do número adquirido. A Breathonix informou que está em discussão com organizações locais e internacionais para usar o sistema, citando um forte interesse comercial.

Funcionamento e testagem

Para realizar o diagnóstico, o paciente deve fazer, através de um sistema bocal descartável, cinco respirações seguidas. Após,  a tecnologia avalia os compostos químicos do hálito para determinar se a pessoa está infectada ou não. Em casos de alterações suspeitas, o paciente é encaminhado para realizar o teste RT-PCR confirmatório.  

Em fevereiro, o SpiroNose passou por uma pesquisa para verificar sua eficácia e segurança, publicada em uma versão pré-impressa no site MedRxiv. Realizada com 904 participantes, a pesquisa concluiu que a análise pelo equipamento representa um método rápido e não invasivo para descartar com segurança uma infecção por SARS-CoV-2.

O especialista em doenças infecciosas dos serviços municipais de saúde de Amsterdã, Mariken van der Lubben, disse à Reuters que foram realizados testes durante meses, o que levou as autoridades de saúde holandesas considerarem o SpiroNose confiável no caso de resultados negativos. “Se você for testado negativamente, é um resultado muito confiável e você pode ir”, disse Van der Lubben.

O equipamento originalmente foi desenvolvido para detectar asma e câncer de pulmão. No entanto, a empresa informou à Reuters que coletou dados suficientes para detectar com segurança uma possível infecção por Covid-19.


Foto: Divulgação/Breathomix


LEIA MAIS: Máscara PFF2: maior proteção contra a Covid-19
Ministério da Saúde inclui doenças neurológicas crônicas nos grupos prioritários da vacinação contra Covid-19
UFMG desenvolve teste inédito capaz de detectar Covid-19 pela urina

Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações