Saúde da mulher: saiba quais são os benefícios do autocuidado

0
143
Charming gorgeous Afro woman keeps eyes closed, smiles with pleasure, shows white teeth feels comfort, hugs herself, wears orange jumper, tilts head, models over blue background, has high self esteem

A saúde da mulher requer cuidados específicos, uma vez que inúmeros problemas de saúde e distúrbios podem afetar a vida das mulheres em diferentes fases da vida. Essas fases variam desde a puberdade, com o início do ciclo menstrual (menarca), até a menopausa, com o final desse ciclo. 

Porém, os cuidados com a saúde vão muito além das questões hormonais. Para ter uma vida longeva e de qualidade, é importante estar atenta a inúmeros fatores que possam comprometer sua saúde, cuidados com a saúde física, mental e nutricional são alguns que requerem atenção. 

O autocuidado é um conjunto de ações relacionadas ao bem-estar próprio que traz benefícios ao corpo e à saúde. É prestar atenção nos sinais que seu corpo dá, além de entender os seus desejos e necessidades, para viver em harmonia com você mesma. 

Abaixo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a praticar mais o autocuidado em qualquer fase da vida

Cuidado físico

O nosso corpo é a nossa casa, por isso cuide sempre do seu corpo. É importante realizar anualmente um check-up de exames necessários para verificar se está tudo em ordem dentro da sua casa, ou melhor, do seu corpo. Exames como a mamografia, o citopatológico (papanicolau) e de diagnóstico de ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível) são alguns que identificam patologias consideradas recorrentes entre as mulheres, como o câncer de mama, câncer do colo do útero e sífilis. 

Além disso, cuidar do corpo também exige a prática de atividades físicas frequentes. Esse cuidado, que vai muito além de uma questão estética, traz inúmeros benefícios para a saúde, prevenindo diversas doenças, melhorando o sistema imunológico, aumentando a autoestima e proporcionando sensações de bem-estar. Entre as ações benéficas, estão o bom funcionamento do organismo, a perda de gordura corporal, além da melhora da circulação sanguínea, respiração, memória e disposição. E claro, também manter hábitos de higiene corporal.

Cuidado mental e emocional

A saúde mental é uma das vertentes fundamentais para levarmos uma vida melhor.  A psicoterapia pode auxiliar na autoestima, na construção de um olhar mais cuidadoso para si, no crescimento pessoal e social e a lidar com questões emocionais. Além do mais, manter alguns hábitos diários de momentos de lazer, atividades que deixem sua mente livre de quaisquer problemas e ter noites de sono tranquilas também contribuem para manter sua saúde mental em dia.

Cuidado nutricional

A boa alimentação é um pilar fundamental para a saúde das mulheres em qualquer fase da vida. A ingestão de alimentos saudáveis está associada à redução de risco de inúmeras doenças, entre elas o colesterol alto, a osteoporose e a obesidade. Priorize sempre alimentos ricos em proteínas, ômega 3, grãos, frutas, verduras, legumes, dentre outros.

Faça o que você gosta

Cuidar de si e estar atenta às suas necessidades não é um ato egoísta, é uma medida que deve ser considerada. Sempre que puder, tire um tempo para si. Busque fazer o que você gosta e o que te dá prazer. Pode ser ouvir sua música favorita, ver um filme, ler um bom livro, comer algo que te agrada, comprar a bebida que você gosta, mudar o corte de cabelo ou até mesmo contemplar a sua própria companhia. E mantenha sempre por perto pessoas e coisas que façam com que você se sinta bem e amada. 


Foto: Freepik.com


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here