Hidrate-se: saiba por que beber água é importante para a saúde do organismo


A água é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo. O simples ato de manter-se hidratado pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, como regular a temperatura corporal, absorver e transportar nutrientes, melhorar a circulação sanguínea, diminuir os riscos de pedras nos rins, facilitar a ingestão e regular o intestino, além de manter a pele e os cabelos saudáveis, entre outros benefícios.

De acordo com o documento “Água, Hidratação e Saúde” da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban), os seres humanos são capazes de sobreviver por algumas semanas sem comida, no entanto, sem água é impossível sobreviver por mais que poucos dias. Isso porque a água constitui a maior parte do corpo humano, podendo variar de 45 a 75% do peso, dependendo da idade e sexo. Mas, em média, o percentual considerado para os adultos é de 60%.

A água é um componente fundamental para a formação dos líquidos corporais. Desse modo, o documento explica que “ela está presente de modo essencial na saliva, que ajuda na digestão dos alimentos; no líquido sinovial, que auxilia na mobilidade das articulações; no humor vítreo e nas lágrimas, que preenchem e lubrificam os olhos, respectivamente; no liquor, que circunda o sistema nervoso central; na produção da urina pelos rins e no sangue, permitindo a ele fluidez e perfusão dos órgãos e tecidos”.

A Sban indica que para a manutenção da saúde, os indivíduos devem consumir água constantemente. No entanto, a entidade informa que quantidade de água ingerida necessária para o bom funcionamento do organismo é variável, considerando fatores como clima, roupas, atividades físicas, entre outros, o que dificulta a implementação de recomendações específicas para o total de água consumida diariamente. 

Abaixo, você verifica a tabela do documento da Sban sobre a recomendação diária de ingestão de água adequada para cada tipo de pessoa:

Tabela do documento “Água, Hidratação e Saúde” da Sban, seguindo recomendações do Instituto de Medicina dos Estados Unidos.

Segundo a Sban, uma pequena parcela de água que precisamos para suprir nossas necessidades diárias é constituída pelo organismo, quando ocorrem alguns processos do metabolismo. No entanto, essa quantidade, que varia de 250 a 350 mL apenas, é insuficiente para todas as necessidades diárias, tornando essencial a busca por outras fontes. Por isso, para que seja possível atingir as necessidades diárias, a ingestão de água é tão importante. 

O consumo de água não deve ser substituído por sucos ou refrigerantes. No entanto, para quem não consegue ingerir a quantidade ideal de água, é possível compensar ingerindo alimentos que contém água, como melancia, rabanete, abacaxi e couve-flor.

Beba mais água

O consumo de água deve ser administrado corretamente. Isto é, não consuma a quantidade ideal de uma vez só. Controle o tempo e a necessidade do consumo de água durante o seu dia. 

Se você tem dificuldades para beber água diariamente, confira as dicas a seguir:

  • Saborize a água com limão, por exemplo;
  • Esteja sempre com uma garrafa de água;
  • Coma bastante frutas e verduras;
  • Use aplicativos que auxiliem no controle de ingestão de água diariamente.

Além disso, busque tomar um copo de água ao acordar e antes de dormir. Para melhorar a digestão, tome água meia hora antes das refeições. É essencial, também, manter-se hidratado antes, durante e após a realização de alguma atividade física. 


Foto: Freepik


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações