Google lança suporte para cartão Covid-19 digital que exibe status de vacinação e resultados de testes


O Google lançou recentemente o suporte para um cartão de certificação digital de vacina Covid-19 para o aplicativo Pay, disponível em dispositivos Android, com o objetivo de permitir de forma simples e segura o armazenamento e exibição de informações referentes a teste e cartão de vacinação contra a Covid-19. O aplicativo era geralmente utilizado para armazenar cartões de embarque e vales-presente, por exemplo.

Por enquanto, a função está disponível apenas nos Estados Unidos, mas depois será disponibilizada para outros países. As informações foram divulgadas pelo portal Google Developers.

A gigante tecnológica atualizou sua API Passes que já se encontra disponível para fornecedores governamentais e de saúde ou terceiros autorizados nos Estados Unidos, que terão acesso a essas APIs para criar uma versão digital da vacinação contra a Covid-19 ou informações de teste.

Quando o usuário armazena a versão digital do cartão em seu dispositivo, ele poderá ter o acesso por meio de um atalho na tela inicial do dispositivo, até mesmo se estiver sem conexão à uma rede de internet. O recurso pode ser utilizado por um dispositivo que precisa ter o Android 5 ou posterior e ser certificado pelo Play Protect. No entanto, instalar o aplicativo Google Pay não é um requisito para acessar os cartões Covid-19.

O cartão virtual apresenta a data das doses já tomadas e qual imunizante foi aplicado. Além disso, os usuários podem optar por mostrar seu cartão para outras pessoas. “Quando você permite que outra pessoa escaneie o código QR que é exibido em seu cartão COVID, você permite que ela leia sua vacinação ou as informações de teste armazenadas no código QR”, explica a central de ajuda.

De acordo com o Google Developers, as informações contidas no cartão do usuário não são compartilhadas pela empresa com seus diversos serviços ou terceiros e não são usadas para direcionar anúncios. O cartão adicionado pode ser excluído do dispositivo a qualquer momento.

Para aumentar a segurança e proteger as informações pessoais do usuário, é necessário ter uma tela de bloqueio para armazenar o cartão Covid-19 em um dispositivo. Isto é, quando o usuário desejar ter acesso ao cartão, será solicitada a senha, pin ou método biométrico configurado para seu dispositivo Android.


Foto: Divulgação/Google


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações