Estudo avalia que atividade física e sono regular têm efeitos sinérgicos na saúde

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Existem inúmeros estudos que apontam que a inatividade física e a má qualidade de sono provocam efeitos negativos para a saúde, mas poucos se dedicaram a estudar o impacto sinérgico da prática de atividade física aliada ao sono regulado. Por isso, um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine buscou investigar a associação conjunta de atividade física e sono com todas as causas e riscos de mortalidade por causa específica.

O estudo, realizado a longo prazo, acompanhou mais de 380.000 homens e mulheres de meia-idade que fazem parte do UK Biobank. Os participantes foram submetidos a preenchimento de questionários, entrevistas e medidas físicas para determinar suas condições de saúde de base, juntamente com seus níveis de atividade física e comportamentos de sono. O participante que indicasse nas avaliações iniciais uma história de doença cardiovascular, câncer, apneia do sono ou obesidade classe 3, era excluído do estudo.

Para avaliar e resumir os dados de atividade física dos participantes, os pesquisadores usaram minutos de tarefas metabólicas equivalentes. Esses minutos são aproximadamente equivalentes ao número de calorias gastas por minuto de atividade física.

A atividade física individual foi categorizada com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) . Foram incluídas as seguintes categorias:

  • Alto (1200 ou mais minutos por semana)
  • Médio (600 a menos de 1200 minutos por semana)
  • Baixo (0 a menos de 600 minutos por semana)

Além disso, os pesquisadores estabeleceram outra categoria para incluir nenhuma atividade moderada a vigorosa por semana com o objetivo de também avaliar os efeitos da atividade física insuficiente. Os efeitos negativos para a saúde de dormir mal vão além da qualidade ou duração do sono e, portanto, os pesquisadores aplicaram um novo escore de sono saudável.

Foram aplicadas cinco características do sono: cronótipo (tendência noturna x cotovia matinal), duração do sono, presença de insônia, sonolência diurna e ronco. Através dessas categorias, os participantes foram pontuados em uma escala de 0 a 5. As categorias de pontuação de sono incluem: saudável (4 ou superior), intermediário (2–3) e ruim (0–1). Usando ambos os métodos de pontuação junto com outras informações fornecidas pelos participantes, os pesquisadores realizaram combinações de atividade física e sono.

A saúde dos participantes foi então acompanhada pelos pesquisadores até maio de 2020 ou até que houvesse casos de óbito, para avaliar o risco de morrer por qualquer causa e, especificamente, por doença cardiovascular, doença coronariana, derrame e todos os tipos de câncer. Esses são os problemas comuns independentemente associados à má qualidade do sono e atividade física mínima.

Durante o período de monitoramento da pesquisa, cerca de 15.500 participantes morreram. Aproximadamente 26% das mortes foram ocasionadas por algum tipo de doença cardiovascular; 58% por todos os tipos de câncer; 12% resultaram de doença cardíaca coronária; 2% por derrame com sangramento cerebral; e 3% dos óbitos eram de um derrame de coágulo de sangue. Os indivíduos que morreram durante os dois primeiros anos foram excluídos dos dados da pesquisa, bem aqueles que morreram em decorrência da Covid-19 .

De acordo com os resultados apresentados na pesquisa, quanto mais baixo for o escore de sono, maior será o risco de morte por qualquer causa e por todos os tipos de doenças cardiovasculares e derrames induzidos por coágulos sanguíneos. Além do mais, os participantes que tinham poucas horas de sono e nenhuma atividade física moderada a vigorosa tinham o maior risco de morte por qualquer causa, doença cardiovascular e qualquer tipo de câncer em comparação com aqueles que tinham um alto nível de atividade física aliada ao sono saudável.

Segundo o estudo, indivíduos que eram mais jovens, do sexo feminino, mais magros e financeiramente melhor, que consumiam mais frutas e vegetais, passavam menos dias sentadas, não tinham problemas de saúde mental, nunca fumaram, ingeriam menos álcool e eram mais ativas fisicamente tendiam a ter um sono mais saudável pontuações.

Contudo, os pesquisadores observam e reconhecem que há limitações no estudo, incluindo o fato de se tratar de uma pesquisa observacional, o que significa que não estabelece causalidade. Além disso, a pesquisa foi sustentada em dados auto-relatados e excluiu fatores pessoais de cada participante que poderiam ser influentes, como ocupação, tamanho da família e possíveis mudanças no comportamento do sono e atividade física ao longo do tempo.

Para os pesquisadores, “o sono insatisfatório foi associado a um maior risco de mortalidade por todas as causas e causas específicas, e esses riscos foram acentuadamente exacerbados entre os participantes com atividade física insuficiente”.

Os resultados do estudo também indicam que a prática de atividade física igual ou acima do limite inferior recomendado pela OMS pareceu eliminar a maioria das associações prejudiciais de sono insatisfatório e mortalidade. Os pesquisadores concluíram que as evidências emergentes apoiam um efeito sinérgico do sono e da atividade física nos resultados de saúde. Eles ainda enfatizaram a necessidade de realizar novos estudos para incluir avaliações físicas e de sono baseadas em dispositivos que irão avaliar ambos os comportamentos simultaneamente.

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