Dia do Amigo: conheça oito benefícios de uma amizade saudável para a saúde


Amizade: substantivo feminino que é definido como sentimento de afeição, de estima, de dedicação recíproca entre pessoas; ação que demonstra bondade ou compreensão. Não há uma regra para construir uma amizade, ela pode ser escolhida ou simplesmente acontecer por acaso. Ter um amigo é poder contar com alguém nos melhores ou piores momentos da vida. 

É através de uma amizade sólida e saudável que construímos uma relação mútua de amor, cuidado, admiração e respeito, que nos ajuda a melhorar a saúde física e mental. São inúmeros os estudos que comprovam os benefícios que uma boa amizade pode proporcionar na vida de alguém. A seguir, vamos te mostrar oito benefícios de ter uma amizade saudável.

Melhora a saúde mental desde a infância

O vínculo afetivo entre amigos desde a infância pode contribuir para o amadurecimento psicológico das crianças ao decorrer da vida. Um estudo realizado pela Universidade do Maine, nos Estados Unidos, indica que ter um amigo de verdade durante a infância já é suficiente para contribuir com o desenvolvimento psicológico das crianças, e, assim, diminuir o risco de depressão, baixa autoestima e ansiedade.

Saúde física

A depressão e a ansiedade são condições que, além de afetarem a saúde mental, afetam a saúde física. Pessoas depressivas tendem a ser sedentárias, levando à obesidade. Considerando que a amizade é uma grande aliada no combate a condições psicológicas, cultivar uma amizade pode diminuir o risco de sedentarismo e melhorar a saúde mental. Além disso, ter amigos que praticam atividades físicas contribui ainda mais para manter uma vida saudável e ativa. 

Diminui o risco para doenças

Com amigos por perto, seu corpo é capaz de ficar mais imune a problemas de saúde. Pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a desenvolver mais problemas relacionados a estresse, ter noites de sono ruins e sofrer mais com problemas psicológicos durante a vida, como a ansiedade. Além disso, uma pesquisa americana aponta que a solidão é um risco maior de ter doença de Alzheimer.

Aumenta a expectativa de vida

Passar o tempo interagindo com amigos, mantendo contato próximo, pode ajudar a manter uma vida mais longeva. Pessoas que passam boa parte de suas vidas sem interações sociais têm um prejuízo relacionado à longevidade, podendo ser comparado a fumar todos os dias, ser alcoólatra ou sedentário.

Dias melhores

Ter amigos é garantia de ter dias mais felizes. Não importa onde, as chances de você sorrir na companhia de boas amizades são grandes. 

Faz bem para o coração

Relacionamentos afetivos, sejam quais forem, ativam as emoções e, desse modo, influenciam nos batimentos cardíacos. Um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revelou que pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas possuem menos chances de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.

Ajudam a compartilhar sentimentos

Um dos grandes pilares da amizade é o compartilhamento de sentimentos. Quem nunca correu para um amigo confidencial para desabafar, contar sobre emoções, frustrações e sensações sentidas, e se sentiu acolhido. Dividir sentimentos com um amigo pode inclusive contribuir para a diminuição da ansiedade.

O melhor amigo do homem

Já ficou comprovado que os cães são os melhores amigos do homem. Os peludos podem fornecer amor e carinho aos seus donos, além de ser uma ótima companhia que ajuda a manter uma vida mais tranquila e menos solitária. Os cães também são ótimos para o desenvolvimento das crianças e no auxílio de processos terapêuticos para pessoas com deficiência.


Com informações do Blog Minha Vida
Foto: Freepik


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

7 fatos importantes sobre a mamografia

A detecção precoce desempenha um papel fundamental para o sucesso do tratamento do câncer, e por isso alguns exames devem fazer parte da rotina de saúde das mulheres. Confira 7 fatos sobre a mamografia, um dos principais exames de rastreamento.

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações