Hipotireoidismo: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

0
86

O hipotireoidismo é uma condição que afeta a tireoide, uma glândula localizada na região anterior do pescoço, que produz os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regula importantes órgãos do organismo, contribuindo para o bom funcionamento do metabolismo, humor, respiração e frequência cardíaca. O hipotireoidismo, uma das doenças endócrinas mais comuns, ocorre quando há uma queda na produção desses hormônios, prejudicando o funcionamento do corpo.

Geralmente, essa condição é mais associada a mulheres, idosos e pessoas com histórico familiar da doença, porém, pode afetar qualquer pessoa, inclusive os recém-nascidos – chamado hipotireoidismo congênito. Nos adultos, doenças como a Tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de desequilíbrio hormonal, que interrompe a produção dos hormônios da glândula tireoide, causando o hipotireoidismo.

Como identificar o hipotireoidismo

Os sintomas do hipotireoidismo podem surgir lentamente ao longo dos anos conforme ocorre a diminuição dos níveis dos hormônios tireoidianos. Em pessoas com hipotireoidismo leve podem não apresentar qualquer tipo de sinal da doença.

Os principais sinais e sintomas de hipotireoidismo são:

  • Cansaço e lentidão;
  • Depressão mental;
  • Sensação de frio;
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos;
  • Dificuldade de concentração e falha na memória;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares;
  • Pele e cabelo secos;
  • Queda de cabelo;
  • Constipação;
  • Níveis de colesterol alto;
  • Irregularidades menstruais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), esses sintomas não são exclusivos do hipotireoidismo, assim sendo necessário realizar um exame de sangue que pode indicar se os sintomas são devidos ao hipotireoidismo ou de alguma outra causa. 

Quando há um ou mais dos sintomas de hipotireoidismo ou se há histórico familiar de doenças da tireoide, o ideal é consultar um médico para avaliar se é necessário fazer um exame de sangue. Em mulheres que estão no início da gravidez ou aquelas que querem engravidar, o profissional também pode recomendar os exames.

Como o hipotireoidismo é diagnosticado

O diagnóstico para o hipotireoidismo deve ser realizado por um médico endocrinologista que, durante a consulta, irá avaliar os sinais e sintomas do paciente, além de solicitar exames de sangue que medem os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4) para detectar a doença. 

Quando um indivíduo tem hipotireoidismo, ele tem TSH elevado e níveis baixos de T4 em seu sangue. No hipotireoidismo inicial ou na forma leve, o TSH estará alto mas o T4 pode estar normal. Por isso, neste caso, o médico irá avaliar os níveis de TSH para fazer o diagnóstico adequado, aponta a Sbem. Por outro lado, quando a causa do hipotiroidismo é a doença de Hashimoto, os exames podem detectar os anticorpos que acometem a tireoide.

Tratamento adequado

Se não tratado adequadamente, o hipotireoidismo pode provocar sérios problemas de saúde, causando redução da performance física e mental do paciente, elevar os níveis de colesterol e, consequentemente, aumentar as chances de problemas cardíacos. 

O tratamento inclui a administração de medicamentos para substituir o hormônio que a tireoide não está produzindo. No período de seis a oito semanas de tratamento, o médico realiza um novo exame de sangue para avaliar se o paciente está recebendo a dose adequada.

A maioria das pessoas, segundo a Sbem, precisa de reposição de hormônio da tireoide por toda a vida. Se a marca ou a dosagem precisarem ser alteradas, o paciente deve realizar novamente o exame do TSH, visto que a dose será ajustada com base nesse exame. Os ajustes de dose podem ser necessários ao longo da vida, incluindo no período da gravidez. Por isso, é fundamental conversar com um especialista sobre mudanças de dose durante as consultas regulares.


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Tireoide: saiba quais são as doenças mais comuns e sintomas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here