Pequenas mudanças nos hábitos alimentares contribuem para uma vida mais saudável e sustentável


Comer um cachorro-quente pode custar 36 minutos de vida saudável, enquanto a escolha de comer uma porção de nozes pode ajudar a ganhar 26 minutos de vida extra saudável, é o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan.

A pesquisa, publicada na revista Nature Food, avaliou mais de 5.800 alimentos, que foram classificados de acordo com a carga de doenças nutricionais para os humanos e seu impacto no meio ambiente. Os pesquisadores constataram que substituir 10% da ingestão calórica diária de carne bovina e carnes processadas por uma mistura de frutas, vegetais, nozes, legumes e frutos do mar selecionados pode proporcionar uma dieta de baixo carbono, reduzindo em um terço, e permitir que as pessoas ganhem 48 minutos de minutos saudáveis ​​por dia.

Índice nutricional

O estudo é baseado em um novo índice nutricional baseado em epidemiologia, o Health Nutritional Index (HENI), desenvolvido pelos pesquisadores em colaboração com o nutricionista Victor Fulgoni, que calcula a carga líquida benéfica ou prejudicial à saúde em minutos de vida saudável associada a uma porção de comida consumida.

No índice nutricional, alimentos com pontuações positivas agregam minutos de vida saudáveis, enquanto alimentos com pontuações negativas estão associados a resultados de saúde que podem ser prejudiciais para a saúde humana.

Impacto ambiental

Com o objetivo de avaliar o impacto ambiental dos alimentos, os autores do estudo utilizaram o IMPACT World + , um método para avaliar o impacto do ciclo de vida dos alimentos – produção, processamento, manufatura, preparação, cozimento, consumo e resíduos -, e acrescentaram avaliações aprimoradas para o uso da água e da saúde humana, danos causados ​​pela formação de partículas finas. Os pesquisadores então desenvolveram pontuações para 18 indicadores ambientais, levando em consideração receitas de alimentos detalhadas, além do desperdício de alimentos previsto.

Os pesquisadores, por fim, classificaram os alimentos em três grupos de cores: verde, amarelo e vermelho, com base em seus desempenhos nutricional e ambiental combinados. A classificação das cores compreende: o grupo verde representa alimentos que são recomendados para aumentar na dieta e contêm alimentos que são nutricionalmente benéficos e têm baixo impacto ambiental. Os alimentos deste grupo englobam nozes, frutas, vegetais cultivados no campo, legumes, grãos inteiros e alguns frutos do mar.

O grupo vermelho inclui alimentos que têm impactos nutricionais ou ambientais consideráveis ​​e devem ser consumidos moderadamente ou evitados na dieta alimentar. Os impactos nutricionais nesta classificação foram causados ​​principalmente por carnes processadas, clima e muitos outros impactos ambientais causados ​​por carne bovina, suína e de cordeiro, além de carnes processadas.

Conclusões 


Os autores do estudo reconhecem que o alcance de todos os indicadores varia substancialmente. Eles ainda indicam que alimentos nutricionalmente benéficos nem sempre geram os menores impactos ambientais e vice-versa.

Considerando os resultados da pesquisa, os pesquisadores sugerem reduzir o consumo de alimentos com os impactos ambientais e de saúde mais negativos, incluindo carnes altamente processadas, bovinos, suínos, cordeiro e vegetais cultivados em estufas. Aumentar a ingestão de alimentos mais benéficos do ponto de vista nutricional, incluindo frutas e vegetais cultivados no campo, legumes, nozes e frutos do mar de baixo impacto ambiental, é a melhor forma de manter uma vida com qualidade.


Foto: Freepik


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações