Conheça 7 benefícios de praticar o Yoga


Vivemos um período de muitas transformações. Diante de um confinamento inesperado, a pandemia mudou a rotina e o estilo de vida das pessoas. Na busca pelo bem-estar, para amenizar a ansiedade que essa fase proporciona, inúmeras pessoas têm buscado um refúgio no Yoga. 

Cada vez mais se difundindo, o Yoga é uma prática que visa trabalhar o corpo, a mente e a alma de forma interligada, através de técnicas respiratórias, posturas e meditação estática ou em movimento, que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna. Além disso, a prática melhora o equilíbrio e promove a sensação de bem-estar e disposição, podendo ser praticada por qualquer pessoa.

Quem pratica Yoga com regularidade, proporciona benefícios para os sistemas esquelético, muscular, circulatório, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino, excretor e reprodutivo. O praticante consegue ter maior consciência corporal, conseguindo controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo. Desse modo, o corpo e a mente trabalham de forma interligada e em harmonia.

Separamos alguns benefícios que o Yoga pode proporcionar para a sua saúde física e mental:

Melhora o funcionamento do corpo

Os exercícios praticados no Yoga contribuem para a melhora da resistência, flexibilidade e fortalecimento dos músculos. Existem posturas específicas no Yoga que contribuem para o aumento da força e para construir músculos.

O Yoga ainda proporciona melhor otimização do desempenho por meio de poses que visam flexibilidade e equilíbrio. Além do mais, a prática ajuda a manter estável a frequência cardíaca, visto que, durante a prática, a respiração é controlada.

Com isso, o Yoga fornece melhor preparo e desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias.

Diminui o estresse e a ansiedade

A meditação aplicada nas aulas de Yoga ajudam a mente a focar na respiração e acalmar a mente, deixando-a livre de problemas. Isso irá proporcionar maior equilíbrio emocional, com sensação de tranquilidade e plenitude, diminuindo o estresse e a ansiedade. 

O Yoga, além disso, também aumenta a quantidade de oxigênio que chega ao seu cérebro. Isso desperta o sentimento de felicidade, autoconfiança, otimismo e satisfação, contribuindo, inclusive, para o tratamento da depressão. 

Ajuda a emagrecer

Para quem achou que o Yoga era apenas uma prática para manter-se relaxado e ficar de cabeça para baixo, está enganado. O Yoga, entre os inúmeros benefícios, ainda auxilia no emagrecimento. 

A prática promove o equilíbrio, o que diminui a ansiedade e o estresse, e permite que você consiga perder peso de forma natural, além de queimar calorias durante a prática, sobretudo em aulas mais avançadas. O Yoga, por meio de algumas posturas, também melhora o funcionamento da tireoide. A alternância na elevação dos batimentos cardíacos durante o exercício também é eficiente para quem deseja emagrecer.

Controle da pressão arterial e batimentos cardíacos

Um dos mais eficazes benefícios do Yoga é o controle da respiração, pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Através de corridas convencionais, a elevação dos batimentos cardíacos pode deixar o sistema nervoso ainda mais estressado. No Yoga, em contrapartida, há uma baixa na pressão arterial. 

A prática proporciona melhora do funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, controlando os batimentos cardíacos e pressão arterial. Além disso, ajuda a manter o sistema endócrino equilibrado, mantendo estável os níveis de hormônios.

Melhora a qualidade do sono

Com a redução da ansiedade e do estresse,  o Yoga ajuda a manter uma boa noite de sono. Além disso, a prática aumenta a produção de melatonina, hormônio liberado no início da noite, que regula o ciclo do sono. Ter uma noite de sono reparador é fundamental para a saúde do organismo, além de auxiliar na execução de tarefas do dia a dia.

Alívio de dores no corpo

Praticar Yoga pode ajudar a reduzir muitos tipos de dor. É através da consciência corporal, que o praticante terá maior percepção da postura ao se movimentar e dos sinais de tensão muscular. 

Além disso, os exercícios contribuem para a liberação de tensões e flexibilização dos músculos, o que alivia as dores causadas por condições como contraturas musculares, fibromialgia e hérnia de disco.

Alivia enxaquecas

Estudos indicam que o Yoga pode ajudar a reduzir a enxaqueca, diminuindo a maior frequência e intensidade da dor de cabeça. O fato do Yoga contribuir na melhora da postura, relaxamento dos músculos, ombros e pescoço, que podem ser agentes causadores de dores de cabeça quando estes ficam tensos, pode explicar a diminuição das dores.


Foto: Freepik


Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

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