5 dicas para cuidar da visão

0
85

A visão é um dos cinco sentidos humanos, e os olhos são os órgãos responsáveis por esse sentido que nos permite enxergar tudo à nossa volta. Cuidar da saúde ocular é fundamental para preservar a visão e manter a saúde desses órgãos que são tão sensíveis, visto que estão sempre expostos ao contato natural, físico ou cosmético.

Atualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de deficiência visual. Desse total, ao menos 1 bilhão de pessoas têm deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi corrigida. 

No Brasil, cerca de 50 milhões de brasileiros são acometidos com algum problema de visão, sendo que 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Dar a devida importância para a saúde dos olhos é fundamental para prevenir e diagnosticar possíveis doenças que, quando não tratadas, podem levar à cegueira. Mas não se preocupe que, para cuidar da sua visão, existem algumas medidas simples que farão com que seus olhos fiquem protegidos e saudáveis. Saiba a seguir:

1. Use óculos de sol 

Sempre que estiver em ambientes com claridade excessiva, como em dias ensolarados, use óculos escuros. Os óculos são mais que acessórios, eles são peças fundamentais para a preservação da saúde dos olhos, uma vez que a exposição aos raios solares UVA, UVB e UVC podem trazer danos para a visão.

É importante priorizar o uso de óculos com lentes de qualidade, que devem  possuir indicação sobre a proteção aos raios solares. Por isso, ao sair em dias de sol, procure sempre estar com seus óculos escuros.

2. Higienize seus olhos

Os olhos, por se tratarem de órgãos expostos, merecem atenção redobrada. Lavar os olhos é um hábito que deve ser cultivado diariamente. Por isso, ao acordar, lave os cílios e as pálpebras com água corrente,  podendo associar soluções específicas para a limpeza ocular.

Outra medida fundamental é remover toda a maquiagem antes de dormir, isso mantém os olhos limpos e evita que  nenhuma partícula caia sobre eles. Além disso, dê preferência aos produtos testados dermatologicamente e com características hipoalergênicas.

3. Não use colírios sem prescrição médica

Os colírios são considerados medicamentos, e o uso indiscriminado destes pode causar danos à saúde ocular.  Existem inúmeros tipos de colírios, com indicações específicas e contraindicações, o uso de qualquer colírio poderá amenizar os sintomas, porém, não resolverá a situação com a ausência de um diagnóstico preciso. Somente um médico oftalmologista poderá diagnosticar e indicar o medicamento mais adequado para o tratamento.

4. Pisque com frequência 

Não esqueça de piscar os olhos com frequência, sobretudo quando estamos concentrados na frente do computador ou mexendo no smartphone. Essa medida é fundamental para a lubrificação/hidratação da córnea, que evita o ressecamento dos olhos, coceiras, irritações, além de auxiliar no relaxamento dos olhos. A prática de piscar os olhos também ajuda a combater o surgimento de problemas oculares como a síndrome do olho seco. 

5. Visite regularmente um oftalmologista

Existem inúmeras doenças oculares, como glaucoma, catarata, miopia, astigmatismo, retinopatia diabética, conjuntivite e degeneração macular relacionada à idade. Algumas dessas doenças, como catarata e glaucoma, são silenciosas, levando o paciente à cegueira irreversível. 

Para evitar que as doenças oculares progridam para fases mais avançadas, é fundamental estar em dia com as consultas oftalmológicas. Visite seu oftalmologista ao menos uma vez por ano, assim você previne possíveis complicações e mantém o acompanhamento da saúde ocular.


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Avanço do glaucoma pode ser evitado com consultas regulares ao oftalmologista
Saúde ocular: a importância de visitar um oftalmologista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here