4 dicas para criar o hábito de beber mais água


Sabia que cerca de 70% do corpo humano é composto por água? Esse líquido, sem cor, sabor e cheiro, é um elemento fundamental para o bom funcionamento do organismo. A água contribui para o transporte e absorção de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes, auxilia no metabolismo celular, regula a temperatura corporal e deixa a pele hidratada. Além disso, favorece a eliminação de substâncias tóxicas por meio do suor e da urina, regula o intestino e a pressão arterial, ajuda na digestão e melhora o funcionamento dos rins. 

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, não sobrevivemos mais do que poucos dias sem água. Isso porque nosso organismo não é capaz de produzi-la por conta própria, além de perdemos água pelo suor, urina e fezes, sendo necessária sua reposição diária

O documento indica que não há uma quantidade padrão a ser consumida. O volume de água ingerido diariamente por uma pessoa depende de inúmeros fatores, como idade, peso, temperatura do ambiente e atividade física praticada. Para alguns indivíduos, por exemplo, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, enquanto outros precisarão de três ou quatro litros ou mais, como no caso de atletas. 

Quando nosso organismo necessita de mais água, sentimos sede. Segundo o Guia Alimentar, isso acontece porque nosso cérebro é controlado por sensores que auxiliam no balanço diário de consumo, nos levando a sentir necessidade de ingerir líquidos sempre que a ingestão for insuficiente. Por isso, estar atento aos primeiros sinais de sede e satisfazer de imediato a necessidade de beber água é muito importante.

Mas, apesar de compreender todos esses benefícios, manter o consumo diário de água recomendado nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, em meio a uma rotina corrida, esquecemos de manter a hidratação adequada. Porém, criar o hábito de beber água com regularidade pode ser uma medida muito simples, que vamos mostrar a seguir. Confira:

1. Garrafa por perto

Mantenha sempre perto de você uma garrafa cheia de água, tendo uma para cada ambiente em que você fica com mais frequência. No trabalho, por exemplo, deixe uma garrafa em cima da mesa. Também vale carregar uma na bolsa ou mochila e deixar uma ao lado da cama. Desse modo, toda vez que você olhar para a garrafa, irá lembrar de beber água. Priorize as garrafas reutilizáveis, que comportem um bom volume líquido. 

2. Água temperada

Essa dica serve para todos, mas principalmente para aqueles que não gostam da falta de sabor da água. A água aromatizada ou “temperada” pode ser feita adicionando rodelas de limão, laranja, abacaxi, hortelã, canela ou gengibre, por exemplo. A adição de componentes, além de tornar mais saborosa, irá ajudar na sua hidratação.

3. Aplicativos

Use a tecnologia a seu favor. Já que estamos o tempo todo conectados, aplicativos de celular que auxiliam por meio de notificações são uma ótima opção, existe uma infinidade destes disponíveis.  No seu próprio smartphone, você também pode criar lembretes e estabelecer horários para consumir água. Além disso, outro meio que pode ajudar a aumentar a frequência de consumo, é criar lembretes em post-its e espalhá-los em locais estratégicos. 

4. Alimentos ricos em água

Considerando que grande parte das frutas e legumes são compostos por mais de 80% de água, uma boa maneira de manter a hidratação é incluir em sua dieta aqueles que contêm maior proporção. Alguns exemplos são: melancia, pêssego, abacaxi, pepino, tomate, abobrinha, repolho, entre outros. Além destes, o chá, o café e o leite também são ótimas fontes de líquido. Mas lembre-se de priorizar o consumo de água em seu estado puro e natural.


Foto: Freepik


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Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

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