Por que deixar grãos de molho?


Deixar grãos de molho na água antes de cozinhá-los é uma prática muito recorrente na culinária, que você certamente já fez. Mas você sabe por que esse processo é necessário? Se você pensou que é somente para deixar o grão macio e acelerar o tempo de cozimento, saiba que não é apenas por este motivo.

Apesar de serem uma das principais opções para uma dieta saudável, os grãos podem causar alguns sintomas indesejados, como flatulências e desconfortos gástricos, quando seu processo de preparação não é realizado de forma adequada. De acordo com publicação realizada pela nutricionista Luiza Ferracini, isso acontece porque a maioria dos grãos é coberto por uma camada de ácido fítico – também conhecido como fitato.  O fitato é considerado um antinutriente por dificultar o processo digestivo, prejudicando a absorção de nutrientes que podem ser essenciais para o organismo. 

“O fitato pode dificultar o processo digestivo e normalmente ‘se gruda’ à minerais no trato gastrointestinal, fazendo com que a absorção desses minerais (zinco, ferro e magnésio) fique prejudicada. Em função disso, consumir altas quantidades de grãos sem demolho pode gerar perdas minerais e ósseas graves”, esclarece. 

Mas você deve estar se perguntando de que forma deixar esses alimentos de molho pode evitar esses efeitos. A nutricionista explica que, quando os grãos são deixados de molho, é possível neutralizar esses fitatos, melhorando a absorção de nutrientes, além de tornar a digestão mais leve por quebrar essas partículas de difícil absorção.

Porém, cada grão requer um tempo mínimo na água. Confira abaixo:

  • Feijão preto – 24h;
  • Feijão vermelho – 24h;
  • Feijão carioquinha – 24h;
  • Feijão azuki – 6 a 8h;
  • Lentilha – 6 a 12h;
  • Grão de bico – 24 a 36h;
  • Arroz integral – 6 a 12h;
  • Milho – 8 a 12h;
  • Quinoa – 6h.

A espuma que normalmente sai da água, segundo a nutricionista, são exatamente os chamados antinutrientes.

Outras medidas também são importantes de serem tomadas, como trocar a água por pelo menos 3 vezes ou de 6 em 6 horas, adicionar gotas de limão ou vinagre na água (a acidez contribui para o processo) e descartar a água utilizada. Além disso, utilize água filtrada para lavar os grãos e durante o cozimento.


Foto: Freepik


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Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

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