Dia do Médico: a importância desse profissional para a sociedade


O Dia do Médico, data celebrada anualmente no dia 18 de outubro, visa reconhecer o papel fundamental desses profissionais que lutam pela vida e se dedicam a cuidar incansavelmente da saúde da população. A data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, considerado santo padroeiro dos médicos.

No atual cenário, em que o mundo enfrenta há mais de um ano a pandemia causada pela Covid-19, os médicos tornam-se ainda mais essenciais para a manutenção da saúde da sociedade. Atuando na linha de frente no combate ao vírus, eles reforçam o compromisso em salvar milhares de vidas. 

A Medicina, uma das áreas mais complexas, exige maior comprometimento e responsabilidade, sendo necessário que os profissionais se mantenham informados e atualizados às novas descobertas e inovações científicas, além de estarem atentos às possíveis patologias que possam surgir.

A área conta com diversas especialidades, onde os médicos podem atuar como  generalistas – área Clínica Geral e Saúde da Família -, além de outras áreas como cardiologia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, oftalmologia, neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, entre outras.

Os médicos são responsáveis pelo estudo e investigação das causas de doenças humanas, visando sempre a cura e a prevenção. Eles se debruçam em pesquisar, prevenir e tratar patologias em benefício do paciente, tendo a saúde e o bem-estar como principal objetivo. 

Diariamente, o profissional tem a missão de acolher o paciente durante a consulta, o escutando, bem como explicar sobre métodos de prevenção e cuidados com a saúde, tratamento ou prescrição de medicamentos. Além de aplicar os conhecimentos técnicos, a profissão compreende oferecer conforto aos pacientes em diferentes situações, prezando pelo atendimento humanizado.

Por isso, em homenagem à data, hoje e sempre, o nosso muito obrigado a todos os profissionais médicos que não medem esforços para cuidar da saúde da população.


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Saiba quais são as principais vacinas aplicadas no Brasil
Confira hábitos diários para prevenir a obesidade

Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações