Espinafre: conheça os benefícios desse superalimento para a saúde


O espinafre, muito associado ao personagem de desenho animado Popeye, é um vegetal verde-escuro que pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Muito além de ser capaz de deixar as pessoas fortes – não da forma em que o marinheiro do desenho animado apresentava-se -, o espinafre é um dos alimentos naturais mais nutritivos. 

Ele é considerado um superalimento por ser rico em nutrientes como ferro, cálcio, magnésio e potássio, vitaminas A, C, E, e do complexo B, além de ser fonte de fibras e compostos fenólicos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

As propriedades do alimento combate o câncer, retarda o envelhecimento precoce, evita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, previne a anemia, reduz o colesterol ruim (LDL), além de regular a pressão arterial, manter os ossos saudáveis, fortalecer o sistema imunológico e melhorar na saúde pulmonar e oftalmológica, entre outros benefícios fundamentais para o organismo.

Na culinária, o espinafre pode ser preparado de diversas maneiras, sendo cozido ou cru, em saladas, refogados, sucos, sopas, tortas e complemento para outras preparações. O ideal é que seja consumida aproximadamente 90 gramas do alimento cinco vezes  por semana.

Abaixo, detalhamos os principais benefícios desse superalimento:

Saúde cardiovascular

O espinafre traz inúmeros benefícios para a saúde cardiovascular, uma vez que suas propriedades como vitamina C, betacaroteno e luteína promovem ação antioxidante, contribuindo para a saúde do coração e do sistema circulatório, prevenindo condições como a aterosclerose, que é ocasionada pelo acúmulo de placas nas artérias. 

O espinafre ainda ajuda a contribuir contra a oxidação do colesterol, que causa o endurecimento e estreitamento das artérias coronárias.

Mais energia

Rico em coenzima Q10 – um composto presente nas mitocôndrias -, o espinafre garante maior produção de energia das células. Além disso, o ferro presente no alimento é parte de uma enzima denominada NADH, cuja sua principal função é a produção de energia celular para o organismo. 

Previne o câncer

Os compostos flavonoides presentes no espinafre, que agem sobre o organismo como antioxidantes, ajudam a combater as células cancerígenas. Esses compostos podem ajudar a prevenir os tipos de câncer que acometem os ovários, as mamas, a próstata, esôfago e o colón, por exemplo. 

Além disso, estudos obtiveram indícios de que os polifenóis podem ser capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitaminas A e C, o espinafre torna-se um grande aliado do sistema imunológico, que é fundamental para o combate e proteção do organismo contra agentes infecciosos. Apesar de a vitamina C também ser encontrada em forma de suplementos, opte sempre por inserir alimentos como o espinafre em sua dieta. Desse modo, além de ingerir alimentos nutritivos, você garante mais saúde para o seu corpo.

Melhora a visão

Com grandes propriedades de vitamina A, além de antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, o espinafre é capaz até mesmo de contribuir para a saúde dos olhos e melhora da visão, evitando problemas como cegueira noturna, olhos secos e degeneração macular. 

A vitamina A também ajuda a manter a pele mais saudável e jovial, retardando o envelhecimento.


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Redução de sódio nos alimentos: Opas lança novas metas para prevenir doenças cardiovasculares
Confira hábitos diários para prevenir a obesidade
Alimentos in natura: a base para uma alimentação saudável

Bruna Faraco
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), radialista e fotógrafa.

Faça um comentário

Deixe seu comentário

Artigos Relacionados

Redes Sociais

3,814FãsCurtir
603SeguidoresSeguir
56SeguidoresSeguir

Atualizações