O que é terapia holística?

0
96

A terapia holística avalia o ser humano de forma integral, compreendendo todos os seus aspectos físico, mental, espiritual e emocional de forma interligada, e não de forma separada. O método pode auxiliar em diversas questões, visando ativar em cada ser, por meio do equilíbrio dos campos físico, emocional e energético. 

Esses recursos contribuem para a prevenção e cura de forma mais abrangente de doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais. Desse modo, a técnica possibilita o tratamento de inúmeras condições como desequilíbrio energético, dores, ansiedade, depressão, estresse, insônia, além de contribuir para o processo de autoconhecimento e busca por si, entre outros benefícios. 

“A terapia holística considera a saúde como um todo. Observa sintomas, previne e cura os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser. Assumindo que tudo é tudo, tudo está conectado e através de ferramentas promove o autoconhecimento e o bem-estar, conectando o ser com ele e mesmo com a – sua – natureza”, explica Eveline Medeiros, mestre em Reiki Usui e cartomante. 

Segundo ela, por meio do conjunto de técnicas, diferente da medicina tradicional, a terapia holística busca tratar o princípio da doença e do mal-estar. Isto é, acredita-se que toda doença inicia no processo emocional, mental e espiritual, que se locomove ao físico ocasionando doenças e sintomas através da somatização. 

Principais tipos de terapia holística

A terapia holística engloba diversos tipos de terapias, cada uma com suas técnicas e benefícios. Algumas visam atuar no sistema energético de cada pessoa, tendo como foco o equilíbrio vibracional, bem como existem métodos que são direcionados a parte física, mas que contribuem para o equilíbrio emocional e espiritual.

Entre os tipos de terapias mais conhecidas estão:

  • aromaterapia;
  • Reiki;
  • yoga;
  • massoterapia;
  • cristaloterapia;
  • radiestesia;
  • Medicina chinesa;
  • reflexologia;
  • acupuntura. 

Um dos tipos que são utilizados por Eveline chama-se Reiki Usui. De acordo com ela, trata-se de uma energização, purificação e harmonização dos condutores de energia vital do corpo. 

“Esses condutores são chamados de chakras sendo sete deles os principais estudados. Através da emanação de energia pelas mãos do Terapeuta Reikiano, o receptor se sente relaxado e mais calmo, promovendo a saúde, prevenindo doenças, aliviando sintomas já instalados e com condições de olhar para seus processos mentais e emocionais”. 

Para quem é indicada a terapia holística?

Os processos terapêuticos que englobam o holismo são indicados para qualquer pessoa. No entanto, Eveline recomenda que o paciente tenha o acompanhamento de um terapeuta holístico em conjunto com outros profissionais da saúde, para que consiga cuidar de si mesmo por completo. 


Foto: Freepik


LEIA MAIS
Saúde mental: priorize os cuidados com a mente
Uso de máscara não afeta respiração durante a prática de exercício físico

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here